GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

Com grandes promessas do automobilismo, temporada da GP3 Series deve ter disputas alucinantes até o fim
Ao todo, 8 brasileiros estarão na disputa pelo título da categoria. Equipe de piloto da F1 é atração

Com todos os elementos de um campeonato pra lá de acirrado, a temporada da GP3 Series promete pegar fogo. Dos 22 pilotos do grid que buscam contratos para correr na Fórmula 2 (a extinta GP2), 8 deles são brasileiros. Mas talvez a maior surpresa seja uma das 11 equipes do grid. A Madruga Racing Team, de propriedade do campeão mundial de F1 Jefferson Machado, atualmente piloto da Lotus. Ele já havia pilotado pela equipe na Fórmula E, e agora terá a missão de revelar novos talentos para o automobilismo mundial. Enquanto veste o macacão preto e dourado e busca o bicampeonato da Fórmula 1, o carioca deixa a chefia da equipe a cargo de Adrian Reynard, ex-chefe da BAR.

O romeno Louis de Pointe é um dos destaques da Gp3 Series

STATUS GP

Com sede em Silverstone, a equipe canadense foi fundada em 2005. Em 2010, passou a competir na Gp3 Series. Em 2014, disputou a extinta GP2. Hoje, tem dupla de pilotos formada pelo grego Georgy Arghyrakis e o neozelandês Jeremy Mayfield, que corria na A1GP.

Jeremy Mayfield correu pela Nova Zelândia na A1GP e é apadrinhado por Brendon Hartley

COLONI

Fundada por Enzo Coloni nos anos 80, a equipe disputou cinco temporadas da Fórmula 1 entre 1987 e 1991, falindo ao fim da temporada onde Ayrton Senna sagrou-se tricampeão. Em 1992, a equipe foi vendida ao empresário Andrea Sassetti, que criaria a folclórica Andrea Moda. Em 2017, a equipe retorna aos holofotes pela Gp3 Series, movida pelos motores Peugeot e com dupla formada pelo brasileiro Denaildo de Souza e pelo inglês Leonard Taylor

Denaildo de Souza é um dos oito brasileiros da Gp3 Series

CARLIN

Competindo também na Fórmula 2, a equipe inglesa foi fundada em 1996 por Trevor Carlin. Na Gp3 Series, conta com o brasileiro Bruno Trumpf e o uruguaio Carlos Rodríguez como pilotos, e corre com motores da Peugeot, ao contrário da F2, onde a equipe tem motores Mercedes.

O uruguaio Carlos Rodríguez é um dos pilotos da Carlin

TECH ONE

A equipe francesa, com sede em Toulouse, correu na World Series by Renault e na Eurocup Mégane Trophy, tendo ainda participado das temporadas de 2010 e 2011 da Gp3 Series. Seis anos depois, a equipe volta com os motores Audi e com a dupla de pilotos formada pelo brasileiro Francisco Wherter e pelo romeno Louis de Pointe.

Francisco Wherter defenderá a Tech One na Gp3 Series

MADRUGA RACING TEAM

Fundada pelo brasileiro Jefferson Machado (campeão mundial de Fórmula 1 pela Ferrari), a equipe também tem raízes mexicanas e o apoio de ninguém menos do que Carlos Slim, dono da empresa Claro. Já esteve no grid da Fórmula E, quando teve o próprio dono do time como um dos pilotos, quando ele foi vice-campeão da categoria. Agora na Gp3 Series e com motores da Honda, a equipe quer fazer bonito. Para isso, conta com uma dupla de pilotos bem forte: o francês Michael Gouyette e o brasileiro Leonardo Barreto.

Leonardo Barreto pilotará pela Madruga Racing

CAMPOS RACING

Criada em 1998 pelo ex-piloto de F1 Adrián Campos, a equipe espanhola disputou a extinta GP2 desde a sua inauguração, em 2005. Em 2009, foi anunciado que a Campos ingressaria na temporada seguinte da Fórmula 1, e que teria o brasileiro Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, como um dos pilotos. No entanto, com dificuldades financeiras, a equipe foi comprada por um empresário, que a rebatizou como Hispania Racing Team. Na Gp3 Series, a equipe contará com o espanhol Javier Galacho e o russo Egor Sergeev como pilotos.

O espanhol Javier Galacho é considerado favorito ao título

DURANGO

A equipe italiana foi fundada em 1980, por Enrico Magro e Ivone Pinton. Competiu nas 24 horas de Le Mans, Fórmula 3000 e na extinta GP2. Encerrou as atividades em 2009, mas voltou ao cenário do automobilismo como uma das equipes da Gp3 Series. Nesse retorno, a Durango terá como pilotos o italiano Matteo Scala e o brasileiro Daniel Azevedo.

Matteo Scala é um dos pilotos da Durango, que volta ao cenário do automobilismo após um hiato de oito anos

HILMER MOTORSPORT

Fundada por Franz Hilmer em 2013, a equipe alemã disputou a extinta GP2 apenas até 2014, e agora volta como um dos 11 times no grid da Gp3 Series. Com a força dos motores Mercedes, o time conta com o alemão Marcel Mühlsteff e o argentino Ale Almada.

Ale Almada traz a Argentina de volta ao cenário do automobilismo mundial

JENZER

A equipe suíça foi fundada em 1993 por Andreas Jenzer, e disputa os campeonatos da Fórmula 4 Italiana e da ADAC Fórmula 4, além da Gp3 Series, onde contará com os motores da Renault e terá a dupla de pilotos formada pelo brasileiro João Victor Ananias e pelo holandês Dani Van Weelderen.

João Victor Ananias guiará pela Jenzer Motorsport

MP MOTORSPORT

Equipe holandesa fundada em 1995, quando disputava campeonatos locais de automobilismo, até que se expandiu e começou a correr na extinta GP2 em 2013, disputando também a Fórmula 2 em 2017. Na Gp3 Series, a equipe contará com motores da Honda e a dupla de pilotos terá o japonês Hiroki Sato e o americano Mick Limprecht.

Como parte do acordo com a Honda, o japonês Hiroki Sato correrá pela MP Motorsport

SIGNATURE

A equipe francesa foi fundada em 1990 e compete na Fórmula 3 Europeia e também no WEC (campeonato mundial de endurance). Fará a sua estreia na Gp3 Series como uma equipe base da academia de pilotos da Ferrari, que fornecerá os motores para o time. A dupla de pilotos terá o italiano Antonio Lucchini e o brasileiro Junior Furlan.

Junior Furlan integra a academia de pilotos da Ferrari e correrá pela Signature

PRÉ-TEMPORADA

A pré-temporada da Gp3 Series vem acontecendo no Masaryk Circuit, em Brno, na República Tcheca, que vai receber uma das 16 etapas do calendário. A abertura da temporada acontecerá na Coréia do Sul, e o encerramento ocorre no Bahrein. Penúltima etapa do campeonato, o GP do Brasil será sediado em Guaporé, no Rio Grande do Sul.

Calendário da GP3 Series.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MELBOURNE - Forza, Ferrari!

MONTREAL - Redenção da Williams