MONTREAL - Redenção da Williams

José Pedro desbanca favoritos, conquista pole e coloca Williams na frente em Montreal
Estreante na Fórmula 1, piloto já havia conquistado a posição de honra na Áustria. No Canadá, motor BMW mostra força e dá outra pole ao time de Grove

Pela segunda vez na temporada, a Williams vai ter um carro na pole position. E pela segunda vez, esse piloto é José Pedro. Estreante na Fórmula 1, o paranaense foi o mais rápido na última parte do treino classificatório do GP do Canadá, fez a marca de 1'15"862 e "correu pro abraço" no apagar das luzes, tirando a pole de Bruno Fantozzi, da Ferrari, que fez o tempo de 1'15"924. Bárbara Maffessoni, da Porsche, marcou 1'15"927 e sai na terceira posição. Aline Benega, da Mercedes, cravou 1'15"932 e fecha a segunda fila em Montreal. Ao conquistar a segunda pole position da carreira (já havia conseguido o feito no GP da Áustria), José Pedro elogiou a equipe e também os motores da BMW.

Bruno Fantozzi ia fazendo a pole, mas foi superado pela Williams de José Pedro

Q1 - DUPLA DA MCLAREN DE FORA

Antes da corrida, a McLaren anunciou que trocaria peças nos carros de Guto Reis e Lucas Costa. Com isso, a equipe foi punida com a perda de posições no grid de largada. No Q1, Lucas Costa havia sido 7º, enquanto Guto foi o 10º. Ambos perderam 10 posições e foram eliminados já no Q1. Surpresa também por conta da eliminação de Guilherme de Almeida (Alfa Romeo), que foi muito bem no GP de Mônaco e quase foi ao pódio. No principado, ele foi o quinto colocado. Junior Gomes (Renault) teve problemas na volta, e Willian Rodrigues (AlphaTauri) só deu uma volta cronometrada, parando em seguida por conta do estouro do motor da Honda.

Willian Rodrigues deu só uma volta cronometrada e parou o carro após problemas com o motor

ELIMINADOS NO Q1: Lucas Costa (McLaren), Guilherme de Almeida (Alfa Romeo), Eliana Pereira (Alfa Romeo), Guto Reis (McLaren), Junior Gomes (Renault) e Willian Rodrigues (AlphaTauri).


Líder do campeonato, Lucas Costa foi punido com a perda de 10 posições após McLaren trocar peças

Q2 - VICE-LÍDER FORA DA BRIGA PELA POLE

Após perder novamente a liderança do campeonato, Karina Lima (Red Bull) sofreu com problemas de pneu em sua pista favorita. A bicampeã mundial bem que se esforçou para avançar, mas fez apenas o 15º melhor tempo, com a marca de 1'16"140, três milésimos de segundo a mais do que seu ex-companheiro de equipe, Gabriel Jarecki (Lotus). Vencedor do GP do Bahrein, Leonardo Barreto (Ferrari) também teve problemas e foi eliminado no Q2. Surpresa por conta de Richard Rafi (AlphaTauri), que não avançou ao Q3 por bem pouco, assim como Guilherme Tomiasi (Renault). A surpresa maior ficou por conta das duas Toyota, que avançaram juntas para a parte final do treino.

Karina Lima ficou de fora ainda no Q2: bicampeã espera retomar a liderança do campeonato

ELIMINADOS NO Q2: Guilherme Tomiasi (Renault), Richard Rafi (AlphaTauri), Vanessa Vieira (Red Bull), Leonardo Barreto (Ferrari), Karina Lima (Red Bull) e Gabriel Jarecki (Lotus).

Jefferson Machado surpreendeu e larga em sétimo com a Toyota, logo atrás do companheiro

Q3 - WILLIAMS/BMW: UM CASAMENTO PERFEITO

Na disputa final pela pole position, talvez a maior surpresa do Q3 tenha sido a presença dos dois carros da Toyota, visto que Matheus Alexandre vinha fazendo, até então, um campeonato mais sólido, conquistando até um terceiro lugar no GP da Espanha. Jefferson Machado marcou o seu primeiro ponto no ano justamente em Barcelona. Mas foram quatro equipes que dividiam o favoritismo para largar na posição de honra: Ferrari, Mercedes, Williams e Porsche. E foi a campeã mundial Aline Benega a primeira a ficar na frente, com a marca de 1'15"932. Vencedora do GP de Mônaco, Débora Longen (Lotus) marcou 1'15"986. Alvaro Mendes (Williams) veio em seguida, com 1'16"002. Mas a disputa lá em cima ficou com Bruno Fantozzi (Ferrari), Bárbara Maffessoni (Porsche) e José Pedro (Williams). Motivada após uma ótima participação nas 24h de Le Mans, Babi fez a terceira melhor marca da sessão. E quando parecia que a pole já tinha dona, eis que chega o piloto da Scuderia e marca 1'15"924. No último ato do treino, José Pedro veio voando com sua Williams-BMW e colocou água no chope dos ferraristas. Com a marca de 1'15"862, ele conquistava a sua segunda pole position na carreira. A corrida em Montreal promete!

Atual campeão, Bryan Assis larga em oitavo. Mercedes ainda não venceu no campeonato

O QUE DISSERAM OS PILOTOS

José Pedro, piloto da Williams: É gratificante (conquistar outra pole). Nunca imaginei ter um ano de estreia como estou tendo, ainda mais numa equipe como a Williams, e tendo um companheiro de equipe tão fenomenal. Ainda estamos chegando na metade da temporada, podemos sim lutar por algo maior.

Bruno Fantozzi, piloto da Ferrari: Foi por pouco! Já sentia o gosto da pole, mas parabéns ao José Pedro. Foi uma volta realmente muito boa. Teremos uma corrida de tirar o fôlego, e esperamos que o público aprecie.

Bárbara Maffessoni, piloto da Porsche: Tem sido muito difícil (após não completar as cinco primeiras corridas), e essa participação em Le Mans me deu o combustível que eu estava precisando. Fiz a pole em Mônaco e pude pontuar, agora briguei até o fim pela pole no Canadá. O campeonato está só no começo, então agora é recuperar o tempo perdido e buscar vitórias.

Monisha Kaltenborn, chefe da Lotus: Tivemos um começo muito difícil de campeonato, sem tantos pontos. Gabriel abriu a porteira na Malásia, e Débora foi muito bem na Áustria. Só que não imaginávamos uma dobradinha em Mônaco! Foi lindo de ver. Aos poucos, vamos trabalhando para colocar a Lotus no seu lugar de direito na Fórmula 1, que é brigando por títulos.

Débora Longen venceu o GP de Mônaco, seu primeiro triunfo pela Lotus

GRID DE LARGADA - GP do Canadá (70 voltas)
Circuito Gilles Villeneuve, Montreal
  1. José Pedro (Williams-BMW) - 1'15"862
  2. Bruno Fantozzi (Ferrari) - 1'15"924
  3. Bárbara Maffessoni (Porsche) - 1'15"927
  4. Aline Benega (Mercedes) - 1'15"932
  5. Roberta Correa (Porsche) - 1'15"935
  6. Matheus Alexandre (Toyota) - 1'15"938
  7. Jefferson Machado (Toyota) - 1'15"946
  8. Bryan Assis Silva (Mercedes) - 1'15"971
  9. Débora Longen (Lotus-Renault) - 1'15"986
  10. Alvaro Mendes (Williams-BMW) - 1'16"002
  11. Guilherme Tomiasi (Renault) - 1'16"072
  12. Richard Rafi (AlphaTauri-Honda) - 1'16"087
  13. Vanessa Vieira (Red Bull-Honda) - 1'16"093
  14. Leonardo Barreto (Ferrari) - 1'16"138
  15. Karina Lima (Red Bull-Honda) - 1'16"140
  16. Gabriel Jarecki (Lotus-Renault) - 1'16"143
  17. Lucas Costa (McLaren-Mercedes) - 1'16"188
  18. Guilherme de Almeida (Alfa Romeo-Ferrari) - 1'16"207
  19. Eliana Pereira (Alfa Romeo-Ferrari) - 1'16"234
  20. Guto Reis (McLaren-Mercedes) - 1'16"388
  21. Junior Gomes (Renault) - 1'16"399
  22. Willian Rodrigues (AlphaTauri-Honda) - 1'16"418

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

MELBOURNE - Forza, Ferrari!