RIYADH - Grazie, ragazzi!

FORZA, FERRARI! Guto Reis vence corrida pra lá de tumultuada na Arábia Saudita
Apenas 9 carros (isso mesmo) cruzam a linha de chegada no primeiro GP disputado no país. Mercedes e Williams completam pódio

Pela primeira vez na história, a Arábia Saudita recebia um GP de Fórmula 1. E a primeira vez vai ficar guardada na memória de quem esteve no Autódromo Internacional de Riyadh, e todos os que assistiram. Dos 22 carros que largaram na segunda etapa do campeonato, apenas 9 (isso mesmo, 9) cruzaram a linha de chegada. Desde acidentes de cinema até batidas comuns, problemas de motor, pneus furados e afins. A vitória ficou com o tricampeão mundial Guto Reis, da Ferrari, que deu um show a parte. O pódio ainda teve o bicampeão Roberto Sabbag, da Mercedes, além de Bryan Assis, da Williams. 


Guto Reis vence o GP da Arábia Saudita

Com a trigésima vitória da carreira, Guto assumiu a liderança do campeonato com 29 pontos, 2 a mais do que seu ex-companheiro e também tricampeão do mundo, Carlos Frederico (McLaren), que foi o 9º colocado após as 41 voltas da prova. Fernando Antunes (Force India) foi o quarto colocado e aparece na terceira posição do Mundial de Pilotos, com 24 pontos. A próxima corrida acontece em duas semanas, com o Grande Prêmio do Japão, no circuito de Suzuka.

Eliana Pereira largou da pole position pela primeira vez na carreira

A CORRIDA

Pela primeira vez na carreira, Eliana Pereira (Red Bull) largou da pole position após dominar os treinos de sábado em Riyadh. Logo em seguida, largaram Roberto Sabbag (Mercedes) e o surpreendente Guilherme de Almeida (Toro Rosso). Punida por conta da troca de motores, Karina Lima (Red Bull) saiu da última posição do grid. E a largada já começou tumultuada, com Eliana se defendendo dos ataques de Fernando Antunes (Force India), de Guilherme e de Roberto. Logo na primeira volta, os dois carros da Toyota bateram e abandonaram. Na segunda volta, foi a vez de Kari bater sozinha e voltar a pé para os boxes. Eliana havia caído para a sexta posição, enquanto Roberto e Guto Reis (Ferrari) travavam um duelo alucinante pela ponta, que estava com o bicampeão. Outro abandono aconteceu em seguida, com Rafael Monteiro (Williams) furando o pneu traseiro direito.

Após largar em terceiro, Guilherme de Almeida abandonou por quebra do motor

Os abandonos seguiram com Guilherme de Almeida. Surpresa nos treinos de sábado, o piloto da Toro Rosso teve problemas no motor ainda na quinta volta e também ficou no meio do caminho. Mas talvez o acidente mais feio da corrida tenha sido o que envolveu Alvaro Mendes (Porsche) e o bicampeão Will Rauber (Renault), na volta de número 19. Ao chegarem na curva que culmina na reta principal, ambos saíram da pista, com Will voltando rapidamente, mas os dois se chocaram, e o piloto do time francês levou a pior, capotando e indo parar quase na entrada dos boxes. Alvaro saiu ileso da batida, enquanto Rauber teve ajuda dos comissários para sair do carro, já que parecia ter lesionado o braço direito. De acordo com
 os médicos, o piloto não disputará os GP's do Japão e de Portugal, voltando apenas em Barcelona, no GP da Espanha. Com isso, André dos Reis Marques (reserva da Renault) voltará a disputar uma corrida de Fórmula 1. Ele tem cinco vitórias na carreira, todas pela equipe francesa, além de uma pole position pela Jordan.

Acidente de Will Rauber e Alvaro Mendes: bicampeão levou a pior e é desfalque por duas corridas

Um caso curioso foi o de Jefferson Machado (Lotus). O piloto abandonou a prova, mas ainda assim, terminou na décima colocação, somando um ponto por ter completado boa parte da corrida. A grande surpresa era Yuri Machado (Porsche), que era o terceiro colocado, mas por conta de uma pane seca, ainda teve forças para fazer seu carro cruzar a linha de chegada na oitava posição e somar 4 pontos. O terceiro lugar ficou com Bryan Assis, da Williams. Vencedor da prova, Guto Reis ainda foi eleito o piloto do dia em votação na internet. Com um problema crítico nos freios durante as duas últimas voltas, Carlos Frederico mostrou porque é tricampeão mundial, conseguindo domar sua McLaren no braço e receber a bandeirada na 9ª colocação.

RESULTADO FINAL - GP da Arábia Saudita

  1. Guto Reis (Ferrari)
  2. Roberto Sabbag (Mercedes)
  3. Bryan Assis (Williams/Mercedes)
  4. Fernando Antunes (Force India/Mercedes)
  5. Roberta Correa (Lotus/Renault)
  6. Eliana Pereira (Red Bull/Ferrari)
  7. Lucas Costa (McLaren/Honda)
  8. Yuri Machado (Porsche)
  9. Carlos Frederico (McLaren/Honda)
  10. Jefferson Machado (Lotus/Renault)
ABANDONARAM
  • Gabriel Jarecki (Renault) - acidente
  • Jean Ricardo (Toro Rosso/Ferrari) - pneu furado
  • Alvaro Mendes (Porsche) - acidente
  • Will Rauber (Renault) - acidente
  • Junior Gomes (Mercedes) - quebra da suspensão
  • Dan Chandller (Ferrari) - pneu furado
  • Silvio Tavares (Force India/Mercedes) - quebra do motor
  • Guilherme de Almeida (Toro Rosso/Ferrari) - quebra do motor
  • Rafael Monteiro (Williams/Mercedes) - pneu furado
  • Karina Lima (Red Bull/Ferrari) - acidente
  • Rogério Silveira (Toyota) - acidente
  • Lucas Baltazar (Toyota) - acidente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

MELBOURNE - Forza, Ferrari!

MONTREAL - Redenção da Williams