GUIA DA TEMPORADA 2020
Mudanças nas equipes e um retorno: a temporada 2020 da F1
Volta da Toyota ao grid já rendeu frutos com um sexto lugar na Austrália. Alfa Romeo vai ao pódio no Bahrein, e Ferrari e Mercedes vencem as duas
O campeonato até que começou bem para a Ferrari. Com pole position e vitória, com Bruno Fantozzi já na primeira corrida da temporada, em Melbourne. No Bahrein, o motor fumou e o piloto ficou a pé ainda na 9ª volta. Já Leonardo Barreto, atual vice-campeão mundial e contratado junto a Mercedes, não pontuou em nenhuma das duas provas até aqui. No Bahrein, se enroscou com um carro da McLaren e ficou fora dos pontos. Após trocar a Alfa Romeo pela Mercedes, Bryan Assis conseguiu a sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP do Bahrein, após ter ido ao pódio na Austrália. Na Malásia, ele vai largar da pole position pela segunda vez consecutiva. E por falar no time italiano, ter cara nova é sinal de bom desempenho. Quando Bryan chegou à equipe, no ano passado, foi ao pódio em Mônaco. Eliana Pereira, que passou quatro temporadas correndo pela Lotus, vinha muito bem em sua estreia pela Alfa, mas abandonou o GP da Austrália com problemas no câmbio. No Bahrein, ela foi ao pódio.
Outras mudanças foram vistas: a Jordan deixou o grid, e sua vaga foi preenchida pela Toyota, que manteve Matheus Alexandre e trouxe Jefferson Machado, ex-Renault e Williams. E foi com o primeiro que a equipe japonesa marcou pontos, com um sexto lugar na Austrália. No Bahrein, ambos tiveram problemas e não pontuaram. Então, vamos ao guia das equipes!
MERCEDES
Volta da Toyota ao grid já rendeu frutos com um sexto lugar na Austrália. Alfa Romeo vai ao pódio no Bahrein, e Ferrari e Mercedes vencem as duas
O campeonato até que começou bem para a Ferrari. Com pole position e vitória, com Bruno Fantozzi já na primeira corrida da temporada, em Melbourne. No Bahrein, o motor fumou e o piloto ficou a pé ainda na 9ª volta. Já Leonardo Barreto, atual vice-campeão mundial e contratado junto a Mercedes, não pontuou em nenhuma das duas provas até aqui. No Bahrein, se enroscou com um carro da McLaren e ficou fora dos pontos. Após trocar a Alfa Romeo pela Mercedes, Bryan Assis conseguiu a sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP do Bahrein, após ter ido ao pódio na Austrália. Na Malásia, ele vai largar da pole position pela segunda vez consecutiva. E por falar no time italiano, ter cara nova é sinal de bom desempenho. Quando Bryan chegou à equipe, no ano passado, foi ao pódio em Mônaco. Eliana Pereira, que passou quatro temporadas correndo pela Lotus, vinha muito bem em sua estreia pela Alfa, mas abandonou o GP da Austrália com problemas no câmbio. No Bahrein, ela foi ao pódio.
Junior Gomes trocou a Lotus pela Renault |
Outras mudanças foram vistas: a Jordan deixou o grid, e sua vaga foi preenchida pela Toyota, que manteve Matheus Alexandre e trouxe Jefferson Machado, ex-Renault e Williams. E foi com o primeiro que a equipe japonesa marcou pontos, com um sexto lugar na Austrália. No Bahrein, ambos tiveram problemas e não pontuaram. Então, vamos ao guia das equipes!
FERRARI
SEDE: Maranello, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: F310-H
CHEFE DE EQUIPE: Mattia Binotto
PILOTOS: Bruno Fantozzi #8 e Leonardo Barreto #16
PILOTO RESERVA: Enzo Portella
A Ferrari começou a temporada com o pé direito. Com direito a pole e vitória de Bruno Fantozzi em Melbourne, enquanto o atual vice-campeão Leonardo Barreto, recém-contratado, ainda não fez pontos. Na Malásia, ambos largam entre os 10 primeiros. A Scuderia vai brigar pelos dois títulos nessa temporada!
Bruno Fantozzi em ação durante a pré-temporada na Espanha: piloto venceu o GP da Austrália |
MERCEDES
SEDE: Brackley, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1954
CARRO: W09
CHEFE DE EQUIPE: Toto Wolff
PILOTOS: Débora Longen #17 e Bryan Assis Silva #44
PILOTO RESERVA: Renato Magalhães #35
A palavra na Mercedes foi: renovação. Leonardo Barreto, vice-campeão na última temporada, foi para a Ferrari. Enquanto isso, Aline Benega, que já foi campeã, trocou o time alemão pela Lotus, onde já conquistou um pódio no GP da Austrália e pontuou no Bahrein. Com a saída da dupla anterior, chegaram Bryan Assis Silva, que havia estreado na F1 pela Alfa Romeo, além de Débora Longen, que havia sido campeã mundial pela Ferrari. Para o posto de reserva, a Mercedes contratou Renato Magalhães, que havia sido titular da Jordan. Em duas corridas, dois abandonos pra ela. Já para Bryan, um segundo lugar na Austrália, uma pole e vitória no Bahrein, além de uma pole na Malásia. Até onde vão as Flechas de Prata?
Bryan Assis trocou a Alfa Romeo pela Mercedes |
WILLIAMS
SEDE: Grove, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1978
MOTOR: BMW
CARRO: FW26-H
CHEFE DE EQUIPE: Frank Williams
PILOTOS: Guto Reis #19 e Willian Rodrigues #39
PILOTO RESERVA: João Vítor Dieter #43
Buscando voltar aos dias de glória, a Williams manteve Guto Reis e contratou Willian Rodrigues, ex-Force India e Porsche, para o lugar de Jefferson Machado, que rumou para a Toyota. Reserva da equipe, João Vítor Dieter foi mantido após obter a superlicença. No campeonato, só Guto pontuou. No Bahrein, ele brigou pela vitória e se envolveu em um toque com um carro da Renault, sendo punido ao fim da prova.
Guto Reis foi 5º na Austrália e 7º no Bahrein |
RED BULL:
SEDE: Milton Keynes, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 2005
MOTOR: Ferrari
CARRO: RB15
CHEFE DE EQUIPE: Christian Horner
PILOTOS: Karina Lima #33 e Vanessa Vieira #11
PILOTO RESERVA: João Vítor Matos #39
Campeã de construtores e de pilotos na última temporada, a Red Bull quer repetir o feito. Bicampeã mundial, Karina Lima pontuou na Austrália e subiu ao pódio com o terceiro lugar no GP do Bahrein. Ela quer o tricampeonato, para igualar-se a Nelson Piquet e Ayrton Senna. Sua nova companheira é Vanessa Vieira, que ainda não marcou pontos na nova equipe.
Karina Lima foi ao pódio no Bahrein e quer repetir a dose na Malásia |
MCLAREN
SEDE: Woking, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1966
MOTOR: Honda
CARRO: MCL-35
CHEFE DE EQUIPE: Zak Brown
PILOTOS: Lucas Costa #22 e Richard Rafi #41
PILOTO RESERVA: Yuri Machado #47
A McLaren até conseguiu algumas vitórias no ano passado, chegou em terceiro no Mundial de Construtores, mas teve um grande baque interno com a morte de sua piloto reserva, Tassiana Chagas, dias antes do GP de Mônaco. O time de Woking correu de luto até o fim da temporada. Para o seu lugar, veio Yuri Machado, com passagem pela Haas. A dupla titular segue sendo a mesma: Lucas Costa e Richard Rafi, que, apesar de ter recebido sondagens do WEC e da Indy, resolveu permanecer na equipe, sonhando em ser campeão pela primeira vez. Ele abandonou o GP da Austrália após sofrer um acidente, enquanto Lucas foi o 4º colocado. No Bahrein, foi Richard quem pontuou com um sexto lugar.
Richard Rafi vai para mais uma temporada como piloto da McLaren |
PORSCHE
SEDE: Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1961
CARRO: 807
CHEFE DE EQUIPE: John Booth
PILOTOS: Bárbara Maffessoni #71 e Roberta Correa #94
PILOTO RESERVA: Raquel Costa #42
Em sua terceira temporada após adquirir totalmente a Force India, a Porsche quer vôos mais altos. Perdeu Willian Rodrigues, que foi para a Williams. Em compensação, trouxe Roberta Correa, ex-titular da Lotus, para o posto. Bárbara Maffessoni segue firme na equipe alemã, que ainda conta com Raquel Costa (que disputará a F2 pela Arden) como reserva. Na Austrália, Babi chegou na 8ª posição, enquanto Roberta abandonou. No Bahrein, foi o inverso, mas com Bárbara em 11ª, enquanto a companheira ficou com o décimo lugar.
Bárbara Maffessoni quer voltar a vencer corridas pela Porsche |
ALPHA TAURI (antiga Toro Rosso)
SEDE: Faenza, na Itália
ESTREIA NA F1: 2006 (como Toro Rosso)
MOTOR: Honda
CARRO: AT-01
CHEFE DE EQUIPE: Franz Tost
PILOTOS: Alvaro Mendes #76 e Valdir Belarmino #20
PILOTO RESERVA: João Vítor Matos #39
A Toro Rosso saiu de cena na F1, dando lugar à Alpha Tauri, mas continua sendo o time B da Red Bull. Na última temporada, teve Vanessa Vieira e Dan Chandller. A primeira foi promovida ao time principal, enquanto o segundo foi demitido durante o campeonato, dando lugar a Alvaro Mendes. Valdir Belarmino, ex-Renault, foi contratado. Na Austrália, ele abandonou após bater, enquanto o companheiro quase marcou pontos. No Bahrein, ambos pontuaram. Alvaro foi 5º (subiu pra 4º posteriormente após a punição a Guto Reis), e Valdir foi 9º colocado.
Estratégia deu certo no Bahrein, e Alvaro Mendes levou a equipe aos pontos. Piloto ainda fez a volta mais rápida da corrida |
RENAULT
SEDE: Enstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1977
CARRO: R.S.20
CHEFE DE EQUIPE: Cyril Abiteboul
PILOTOS: Rodrigo Carvalho #7 e Junior Gomes #46
PILOTO RESERVA: Guilherme Tomiasi #40
A Renault busca voltar ao seu lugar de direito no ano de 2020. Manteve Rodrigo Carvalho na equipe, mas perdeu Valdir Belarmino para a Alpha Tauri. Para o lugar dele, foi contratado Junior Gomes, ex-Lotus. Enquanto ele pontuou logo na estreia, Rodrigo marcou pontos no Bahrein.
Rodrigo Carvalho teve ótima atuação no Bahrein |
LOTUS
SEDE: Hethel, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1958
MOTOR: Renault
CARRO: 112
CHEFE DE EQUIPE: Monisha Kaltenborn
PILOTOS: Aline Benega #77 e Gabriel Jarecki #13
PILOTO RESERVA: Thales Renan #44
Sem um título desde 1978 (quando Mario Andretti venceu entre os pilotos e a equipe foi campeã de construtores), a Lotus quer, definitivamente, voltar ao topo da Fórmula 1. A chefe de equipe continua sendo Monisha Kaltenborn, ex-Sauber. A dupla de pilotos também mudou: com a saída de Eliana Pereira para a Alfa Romeo e de Junior Gomes para a Renault, chegaram Gabriel Jarecki, ex-Red Bull e Renault, além de Aline Benega, campeã mundial pela Mercedes e que já foi piloto de desenvolvimento do time preto e dourado. Na Austrália, ela foi ao pódio com um terceiro lugar. No Bahrein, marcou pontos. Vamos ver na Malásia!
Aline Benega quer o bicampeonato pela Lotus |
ALFA ROMEO
SEDE: Turim, na Itália (e Hinwil, na Suíça)
ESTREIA NA F1: 1950
MOTOR: Ferrari
CARRO: C39
CHEFE DE EQUIPE:
PILOTOS: Guilherme de Almeida #27 e Eliana Pereira #93
PILOTO RESERVA: Tamyres Correa #37
A primeira vencedora da história da F1, em 1950, quer sentir novamente o gostinho de títulos. Pra isso, manteve a parceria com Guilherme de Almeida, emprestado pela Ferrari, além de ter contratado Eliana Pereira, que guiou por quatro temporadas pela Lotus. A piloto reserva é Tamyres Correa, também integrante da academia Ferrari. Na Austrália, Guilherme foi 10º colocado, enquanto Eliana abandonou. No Bahrein ela foi ao pódio.
Eliana Pereira foi ao pódio em sua segunda corrida pela nova equipe |
TOYOTA
SEDE: Colônia, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 2002
CARRO: TF120
CHEFE DE EQUIPE: Tadashi Yamashina
PILOTOS: Matheus Alexandre #23 e Jefferson Machado #5
PILOTO RESERVA: Thiago Saturnino #49
De volta ao grid da Fórmula 1 após quase 10 anos de hiato, a Toyota quer conseguir o que ficou faltando em sua primeira passagem pela categoria: títulos e vitórias. O time japonês ocupou o lugar da Jordan, que deixou a F1 no fim da temporada anterior, e manteve Matheus Alexandre, que havia guiado para o time irlandês por dois anos. Em compensação, trouxe Jefferson Machado, ex-Renault e Williams, para ser o outro titular. Na reserva, Thiago Saturnino, que corria pelo time nipônico no WEC. No GP da Austrália, Matheus foi sexto colocado, enquanto os dois carros não pontuaram no Bahrein.
Matheus Alexandre começou a temporada pontuando no GP da Austrália, mas teve problemas no Bahrein |
Comentários
Postar um comentário