GUIA DA TEMPORADA 2020

Mudanças nas equipes e um retorno: a temporada 2020 da F1
Volta da Toyota ao grid já rendeu frutos com um sexto lugar na Austrália. Alfa Romeo vai ao pódio no Bahrein, e Ferrari e Mercedes vencem as duas

O campeonato até que começou bem para a Ferrari. Com pole position e vitória, com Bruno Fantozzi já na primeira corrida da temporada, em Melbourne. No Bahrein, o motor fumou e o piloto ficou a pé ainda na 9ª volta. Já Leonardo Barreto, atual vice-campeão mundial e contratado junto a Mercedes, não pontuou em nenhuma das duas provas até aqui. No Bahrein, se enroscou com um carro da McLaren e ficou fora dos pontos. Após trocar a Alfa Romeo pela Mercedes, Bryan Assis conseguiu a sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP do Bahrein, após ter ido ao pódio na Austrália. Na Malásia, ele vai largar da pole position pela segunda vez consecutiva. E por falar no time italiano, ter cara nova é sinal de bom desempenho. Quando Bryan chegou à equipe, no ano passado, foi ao pódio em Mônaco. Eliana Pereira, que passou quatro temporadas correndo pela Lotus, vinha muito bem em sua estreia pela Alfa, mas abandonou o GP da Austrália com problemas no câmbio. No Bahrein, ela foi ao pódio.


Nenhuma descrição de foto disponível.
Junior Gomes trocou a Lotus pela Renault

Outras mudanças foram vistas: a Jordan deixou o grid, e sua vaga foi preenchida pela Toyota, que manteve Matheus Alexandre e trouxe Jefferson Machado, ex-Renault e Williams. E foi com o primeiro que a equipe japonesa marcou pontos, com um sexto lugar na Austrália. No Bahrein, ambos tiveram problemas e não pontuaram. Então, vamos ao guia das equipes!

FERRARI

SEDE: Maranello, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: F310-H
CHEFE DE EQUIPE: Mattia Binotto
PILOTOS: Bruno Fantozzi #8 e Leonardo Barreto #16
PILOTO RESERVA: Enzo Portella

A Ferrari começou a temporada com o pé direito. Com direito a pole e vitória de Bruno Fantozzi em Melbourne, enquanto o atual vice-campeão Leonardo Barreto, recém-contratado, ainda não fez pontos. Na Malásia, ambos largam entre os 10 primeiros. A Scuderia vai brigar pelos dois títulos nessa temporada!

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Bruno Fantozzi em ação durante a pré-temporada na Espanha: piloto venceu o GP da Austrália

MERCEDES

SEDE: Brackley, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1954
CARRO: W09
CHEFE DE EQUIPE: Toto Wolff
PILOTOS: Débora Longen #17 e Bryan Assis Silva #44
PILOTO RESERVA: Renato Magalhães #35

A palavra na Mercedes foi: renovação. Leonardo Barreto, vice-campeão na última temporada, foi para a Ferrari. Enquanto isso, Aline Benega, que já foi campeã, trocou o time alemão pela Lotus, onde já conquistou um pódio no GP da Austrália e pontuou no Bahrein. Com a saída da dupla anterior, chegaram Bryan Assis Silva, que havia estreado na F1 pela Alfa Romeo, além de Débora Longen, que havia sido campeã mundial pela Ferrari. Para o posto de reserva, a Mercedes contratou Renato Magalhães, que havia sido titular da Jordan. Em duas corridas, dois abandonos pra ela. Já para Bryan, um segundo lugar na Austrália, uma pole e vitória no Bahrein, além de uma pole na Malásia. Até onde vão as Flechas de Prata?

A imagem pode conter: texto
Bryan Assis trocou a Alfa Romeo pela Mercedes

WILLIAMS

SEDE: Grove, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1978
MOTOR: BMW
CARRO: FW26-H
CHEFE DE EQUIPE: Frank Williams 
PILOTOS:  Guto Reis #19 e Willian Rodrigues #39
PILOTO RESERVA: João Vítor Dieter #43

Buscando voltar aos dias de glória, a Williams manteve Guto Reis e contratou Willian Rodrigues, ex-Force India e Porsche, para o lugar de Jefferson Machado, que rumou para a Toyota. Reserva da equipe, João Vítor Dieter foi mantido após obter a superlicença. No campeonato, só Guto pontuou. No Bahrein, ele brigou pela vitória e se envolveu em um toque com um carro da Renault, sendo punido ao fim da prova.

A imagem pode conter: texto
Guto Reis foi 5º na Austrália e 7º no Bahrein

RED BULL:

SEDE: Milton Keynes, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 2005
MOTOR: Ferrari
CARRO: RB15
CHEFE DE EQUIPE: Christian Horner
PILOTOS: Karina Lima #33 e Vanessa Vieira #11
PILOTO RESERVA: João Vítor Matos #39

Campeã de construtores e de pilotos na última temporada, a Red Bull quer repetir o feito. Bicampeã mundial, Karina Lima pontuou na Austrália e subiu ao pódio com o terceiro lugar no GP do Bahrein. Ela quer o tricampeonato, para igualar-se a Nelson Piquet e Ayrton Senna. Sua nova companheira é Vanessa Vieira, que ainda não marcou pontos na nova equipe.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Karina Lima foi ao pódio no Bahrein e quer repetir a dose na Malásia

MCLAREN


SEDE: Woking, na Inglaterra

ESTREIA NA F1: 1966
MOTOR: Honda
CARRO: MCL-35
CHEFE DE EQUIPE: Zak Brown
PILOTOS: Lucas Costa #22 e Richard Rafi #41
PILOTO RESERVA: Yuri Machado #47

A McLaren até conseguiu algumas vitórias no ano passado, chegou em terceiro no Mundial de Construtores, mas teve um grande baque interno com a morte de sua piloto reserva, Tassiana Chagas, dias antes do GP de Mônaco. O time de Woking correu de luto até o fim da temporada. Para o seu lugar, veio Yuri Machado, com passagem pela Haas. A dupla titular segue sendo a mesma: Lucas Costa e Richard Rafi, que, apesar de ter recebido sondagens do WEC e da Indy, resolveu permanecer na equipe, sonhando em ser campeão pela primeira vez. Ele abandonou o GP da Austrália após sofrer um acidente, enquanto Lucas foi o 4º colocado. No Bahrein, foi Richard quem pontuou com um sexto lugar.

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
Richard Rafi vai para mais uma temporada como piloto da McLaren
PORSCHE

SEDE: Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1961
CARRO: 807
CHEFE DE EQUIPE: John Booth
PILOTOS: Bárbara Maffessoni #71 e Roberta Correa #94
PILOTO RESERVA: Raquel Costa #42

Em sua terceira temporada após adquirir totalmente a Force India, a Porsche quer vôos mais altos. Perdeu Willian Rodrigues, que foi para a Williams. Em compensação, trouxe Roberta Correa, ex-titular da Lotus, para o posto. Bárbara Maffessoni segue firme na equipe alemã, que ainda conta com Raquel Costa (que disputará a F2 pela Arden) como reserva. Na Austrália, Babi chegou na 8ª posição, enquanto Roberta abandonou. No Bahrein, foi o inverso, mas com Bárbara em 11ª, enquanto a companheira ficou com o décimo lugar.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Bárbara Maffessoni quer voltar a vencer corridas pela Porsche

ALPHA TAURI (antiga Toro Rosso)

SEDE: Faenza, na Itália
ESTREIA NA F1: 2006 (como Toro Rosso)
MOTOR: Honda
CARRO: AT-01
CHEFE DE EQUIPE: Franz Tost
PILOTOS:  Alvaro Mendes #76 e Valdir Belarmino #20
PILOTO RESERVA: João Vítor Matos #39

A Toro Rosso saiu de cena na F1, dando lugar à Alpha Tauri, mas continua sendo o time B da Red Bull. Na última temporada, teve Vanessa Vieira e Dan Chandller. A primeira foi promovida ao time principal, enquanto o segundo foi demitido durante o campeonato, dando lugar a Alvaro Mendes. Valdir Belarmino, ex-Renault, foi contratado. Na Austrália, ele abandonou após bater, enquanto o companheiro quase marcou pontos. No Bahrein, ambos pontuaram. Alvaro foi 5º (subiu pra 4º posteriormente após a punição a Guto Reis), e Valdir foi 9º colocado.

A imagem pode conter: texto
Estratégia deu certo no Bahrein, e Alvaro Mendes levou a equipe aos pontos. Piloto ainda fez a volta mais rápida da corrida

RENAULT

SEDE: Enstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1977
CARRO: R.S.20
CHEFE DE EQUIPE: Cyril Abiteboul
PILOTOS: Rodrigo Carvalho #7 e Junior Gomes #46
PILOTO RESERVA: Guilherme Tomiasi #40

A Renault busca voltar ao seu lugar de direito no ano de 2020. Manteve Rodrigo Carvalho na equipe, mas perdeu Valdir Belarmino para a Alpha Tauri. Para o lugar dele, foi contratado Junior Gomes, ex-Lotus. Enquanto ele pontuou logo na estreia, Rodrigo marcou pontos no Bahrein.

A imagem pode conter: carro, texto e atividades ao ar livre
Rodrigo Carvalho teve ótima atuação no Bahrein

LOTUS

SEDE: Hethel, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1958
MOTOR: Renault
CARRO: 112
CHEFE DE EQUIPE: Monisha Kaltenborn 
PILOTOS: Aline Benega #77 e Gabriel Jarecki #13
PILOTO RESERVA: Thales Renan #44

Sem um título desde 1978 (quando Mario Andretti venceu entre os pilotos e a equipe foi campeã de construtores), a Lotus quer, definitivamente, voltar ao topo da Fórmula 1. A chefe de equipe continua sendo Monisha Kaltenborn, ex-Sauber. A dupla de pilotos também mudou: com a saída de Eliana Pereira para a Alfa Romeo e de Junior Gomes para a Renault, chegaram Gabriel Jarecki, ex-Red Bull e Renault, além de Aline Benega, campeã mundial pela Mercedes e que já foi piloto de desenvolvimento do time preto e dourado. Na Austrália, ela foi ao pódio com um terceiro lugar. No Bahrein, marcou pontos. Vamos ver na Malásia!

A imagem pode conter: carro e texto
Aline Benega quer o bicampeonato pela Lotus

ALFA ROMEO

SEDE: Turim, na Itália (e Hinwil, na Suíça)
ESTREIA NA F1: 1950
MOTOR: Ferrari
CARRO: C39
CHEFE DE EQUIPE: 
PILOTOS: Guilherme de Almeida #27 e Eliana Pereira #93
PILOTO RESERVA: Tamyres Correa #37

A primeira vencedora da história da F1, em 1950, quer sentir novamente o gostinho de títulos. Pra isso, manteve a parceria com Guilherme de Almeida, emprestado pela Ferrari, além de ter contratado Eliana Pereira, que guiou por quatro temporadas pela Lotus. A piloto reserva é Tamyres Correa, também integrante da academia Ferrari. Na Austrália, Guilherme foi 10º colocado, enquanto Eliana abandonou. No Bahrein ela foi ao pódio.

A imagem pode conter: carro e texto
Eliana Pereira foi ao pódio em sua segunda corrida pela nova equipe

TOYOTA

SEDE: Colônia, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 2002
CARRO: TF120
CHEFE DE EQUIPE: Tadashi Yamashina 
PILOTOS: Matheus Alexandre #23 e Jefferson Machado #5
PILOTO RESERVA: Thiago Saturnino #49

De volta ao grid da Fórmula 1 após quase 10 anos de hiato, a Toyota quer conseguir o que ficou faltando em sua primeira passagem pela categoria: títulos e vitórias. O time japonês ocupou o lugar da Jordan, que deixou a F1 no fim da temporada anterior, e manteve Matheus Alexandre, que havia guiado para o time irlandês por dois anos. Em compensação, trouxe Jefferson Machado, ex-Renault e Williams, para ser o outro titular. Na reserva, Thiago Saturnino, que corria pelo time nipônico no WEC. No GP da Austrália, Matheus foi sexto colocado, enquanto os dois carros não pontuaram no Bahrein.

A imagem pode conter: carro e texto
Matheus Alexandre começou a temporada pontuando no GP da Austrália, mas teve problemas no Bahrein

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

MELBOURNE - Forza, Ferrari!

MONTREAL - Redenção da Williams