SEPANG - De volta ao topo

SEND IT! Em estratégia perfeita da McLaren, Lucas Costa vence GP da Malásia
Com segunda parada nos boxes antecipada, piloto consegue segurar liderança e volta a vencer. Ferrari tem abandono duplo, e Red Bull e Mercedes vão ao pódio

O Grande Prêmio da Malásia foi uma daquelas corridas pra ninguém botar defeito. Diversas brigas por posição, várias ultrapassagens e estratégias calculistas por parte de cada uma das 11 equipes do grid. A surpresa foi Junior Gomes, da Renault, que largou da pole position, mas a vitória ficou com a McLaren, pela segunda vez no campeonato. Depois de Guto Reis vencer na Austrália, foi a vez de Lucas Costa ir ao alto do pódio em Sepang. Com uma estratégia brilhante do time de Woking, que antecipou a segunda parada nos boxes, o piloto foi consistente durante toda a corrida e fez por merecer o resultado. O pódio ainda a bicampeã Karina Lima (Red Bull) na segunda posição, e Aline Benega (Mercedes) com o terceiro lugar. De quebra, Kari assumiu a liderança do campeonato.


Lucas Costa recebe a bandeirada do GP da Malásia: segunda vitória da McLaren em três corridas

LARGADA MOVIMENTADA

Após desbancar os favoritos no treino classificatório, Junior Gomes (Renault) largou da pole position. Ele não saiu tão bem, e acabou ultrapassado logo nas duas primeiras curvas, por Bruno Fantozzi (Ferrari) e Alvaro Mendes (Williams), que se alternaram na ponta durante as primeiras voltas da corrida. No sétimo giro, aconteceria o primeiro abandono. Com quebra do motor, Guilherme de Almeida (Alfa Romeo) ficou pelo caminho ainda no início da prova. Duas voltas depois, foi a vez de Bruno, que teve problemas com o câmbio e também abandonou.

Bruno Fantozzi segue em má fase no início do campeonato

Com a prova prosseguindo, foi a vez de Bárbara Maffessoni (Porsche) também abandonar, na volta 17, por conta de uma quebra da suspensão. Sem contar que Guto Reis (McLaren) ainda rodou sozinho na décima volta, caindo para o final do pelotão. Líderes do campeonato, Alvaro Mendes (Williams) e o estreante Guilherme Tomiasi (Renault) ficaram fora dos pontos após irem ao pódio nas duas primeiras corridas do campeonato, na Austrália e no Bahrein. Durante a primeira rodada de pit-stops, Débora Longen (Lotus) chegou a liderar durante uma volta, enquanto Lucas Costa estava nos boxes. Na volta 36, foi a vez de Leonardo Barreto (Ferrari) abandonar, com problemas no motor. Vencedor da última corrida, ele vinha na sexta colocação, tentou até chegar aos boxes, mas ficou no meio do caminho.

Bryan Assis ultrapassa Leonardo Barreto: motor da Ferrari "abriu o bico"

Na 40ª volta, Débora Longen já era segunda colocada, caindo para quarto pouco depois. Com chances reais de brigar pelo pódio, a campeã mundial não perdia contato com Aline Benega (Mercedes) e Karina Lima (Red Bull), até que o motor Renault de sua Lotus não aguentou, soltando fumaça e fazendo ela abandonar a corrida três voltas depois. Coube a Gabriel Jarecki cruzar a linha de chegada em 9º e marcar os primeiros pontos do time britânico na temporada. Com um pneu furado, Bryan Assis (Mercedes) ainda teve que fazer uma parada na volta 44. O atual campeão vinha na 4ª colocação quando precisou ir aos boxes. Mas quem surpreendeu mesmo foi Willian Rodrigues (AlphaTauri). Após largar do meio do grid, ele aguentou a pressão de Roberta Correa (Porsche) e do pole Junior Gomes, da Renault, para ficar em quarto e marcar os primeiros pontos da equipe italiana. Dali em diante, Lucas controlou a corrida e garantiu a segunda vitória da McLaren na temporada. E com o segundo lugar em Sepang, a bicampeã Karina Lima assumiu a liderança do campeonato, além de ter feito a volta mais rápida da corrida.

Duelo de campeãs: Karina Lima e Aline Benega foram ao pódio em Sepang

TOP 10 - GP da Malásia (Sepang)

  1. Lucas Costa (McLaren-Mercedes)
  2. Karina Lima (Red Bull-Honda)
  3. Aline Benega (Mercedes)
  4. Willian Rodrigues (AlphaTauri-Honda)
  5. Junior Gomes (Renault)
  6. Guto Reis (McLaren-Mercedes)
  7. Roberta Correa (Porsche)
  8. Bryan Assis Silva (Mercedes)
  9. Gabriel Jarecki (Lotus-Renault)
  10. Matheus Alexandre (Toyota)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

MELBOURNE - Forza, Ferrari!

MONTREAL - Redenção da Williams