JEREZ - Uma surpresa no final

PINK PANTHER ON TOP! Bárbara Maffessoni dá show, desbanca favoritos e garante pole em Jerez
Na volta da pista espanhola ao calendário da F1, piloto da Porsche faz bonito com homenagem a francês e sai na frente no GP da Europa. Toyota surpreende após anúncio do "fico".

DIRETO DE JEREZ DE LA FRONTERA, ANDALUZIA

Depois de 23 anos, a pista de Jerez de la Frontera voltou a receber um fim de semana de corrida de Fórmula 1. Com o cancelamento do GP da França, o autódromo espanhol se prontificou a sediar uma etapa do calendário, o Grande Prêmio da Europa. Assim como foi em 1997, quando Jacques Villeneuve conquistou o seu único título mundial após uma manobra controversa e polêmica de Michael Schumacher. Na pista, esperava-se uma pole position da Mercedes, até pela vitória de Bryan Assis no Canadá, e pela quase dobradinha da equipe. Tudo ia como previsto, com Aline Benega na frente, mas eis que surge um carro cor de rosa, com um capacete cor de rosa. Usando um casco em homenagem ao francês Anthoine Hubert, que morreu no ano passado durante uma corrida da Fórmula 2, Bárbara Maffessoni jogou água no chope das Flechas de Prata, fez uma volta fulminante e garantiu a sua segunda pole position na temporada. Com o tempo de 1'21"047, ela desbancou uma campeã do mundo. A segunda fila terá Alvaro Mendes (Williams), que marcou 1'21"182, seguido de um surpreendente Jefferson Machado (Toyota), que fez 1'21"189, um milésimo de segundo a mais do que seu companheiro Matheus Alexandre. 

Com homenagem a Anthoine Hubert, Bárbara Maffessoni larga na pole position em Jerez

Q1 - DOMÍNIO PRATEADO

A primeira parte do treino dava a entender que a primeira fila seria dominada pela Mercedes. Com um tempo avassalador, o atual campeão Bryan Assis foi o mais rápido, seguido pela companheira Aline Benega. O terceiro lugar ficou com Karina Lima (Red Bull), vice-líder do campeonato. O atual líder, Lucas Costa (McLaren) foi apenas o oitavo mais rápido. Depois do anúncio em que confirmou a permanência no grid da F1, colocando fim a vários boatos, a Toyota surpreendeu muita gente. Com dois pódios conquistados na temporada, a equipe da terra do sol nascente teve Matheus Alexandre na sexta posição, enquanto Jefferson Machado foi o nono. Talvez a grande surpresa tenha sido a eliminação da dupla da AlphaTauri ainda no início, tal qual Roberta Correa (Porsche). Pole position em duas oportunidades no ano, o estreante José Pedro (Williams) ficou de fora também na primeira parte do treino classificatório.

Junior Gomes foi eliminado ainda no Q1. Piloto da Renault queixou-se dos pneus

ELIMINADOS NO Q1: José Pedro (Williams), Willian Rodrigues (AlphaTauri), Junior Gomes (Renault), Eliana Pereira (Alfa Romeo), Richard Rafi (AlphaTauri) e Roberta Correa (Porsche)

Matheus Alexandre vem confirmando o bom momento da Toyota

Q2 - FERRARIS E LÍDER DO CAMPEONATO PELO CAMINHO

Já na segunda parte do treino, a Mercedes foi desbancada pela Red Bull. Karina Lima foi a mais rápida, seguida por Aline Benega e Guto Reis. Com uma surpreendente quarta colocação, Débora Longen (Lotus) ameaçava a bicampeã, mas não conseguiu melhorar o seu tempo. Em compensação, o atual líder do campeonato, Lucas Costa (McLaren) ficou pelo caminho. Com o tempo de 1'21"350, ele larga da 12ª posição. O atual campeão Bryan Assis (Mercedes) sai da 15ª colocação, mas "sem preocupações", segundo ele. Após a vitória no GP do Canadá, o piloto do time alemão se sente mais confiante para a sequência do campeonato. Quem também ficou fora do Q2 foram os dois carros da Ferrari. Leonardo Barreto, no entanto, quase avançou para o Q3. Já Bruno Fantozzi larga da 13ª posição do grid. Confirmando a boa fase, Guilherme de Almeida (Alfa Romeo) passou para a fase final do treino.

Campeã mundial pela Ferrari, Débora Longen vem se destacando na Lotus

ELIMINADOS NO Q2: Leonardo Barreto (Ferrari), Lucas Costa (McLaren), Bruno Fantozzi (Ferrari), Gabriel Jarecki (Lotus), Bryan Assis (Mercedes) e Vanessa Vieira (Red Bull).

Aline Benega tinha a pole em suas mãos, mas foi surpreendida pela bela volta de Bárbara

Q3 - DISPUTAS ATÉ O ÚLTIMO SEGUNDO

A disputa pela pole position teve surpresas e uma disputa alucinante até o último segundo do Q3. A começar pela Toyota, que chegou a fazer 1-2 com Jefferson Machado (1'21"189) e Matheus Alexandre (1'21"190). Quem chegou mais perto foi Aline Benega (1'21"175), tomando a pole de Alvaro Mendes (1'21"182), da Williams. Os outros pilotos foram marcando os seus tempos, e parecia que tudo se encaminhava para uma pole da Mercedes. Até que Bárbara Maffessoni (Porsche) fez uma volta pra lá de assustadora. Marcou 1'21"047, fez sua segunda pole na temporada e confirma o bom rendimento após ter disputado as 24h de Le Mans. Se a corrida em Jerez for como o treino, então teremos emoção nas 69 voltas!

Bryan Assis foi eliminado no Q2, mas segue confiante em novo bom resultado após a vitória no Canadá

O QUE ELES DISSERAM

Bárbara Maffessoni, piloto da Porsche: "Uau! Até eu me surpreendi com essa volta. Dei uma errada na primeira tentativa, quando ataquei muito a zebra. Procurei corrigir o traçado na segunda, e deu certo. Foi uma volta que nem eu esperava que fosse tão boa. Largar na pole é sempre bom, agora espero repetir a dose na corrida!"

Aline Benega, piloto da Mercedes: "Foi realmente alucinante até o final. Eu estava certa de que ficaria com a pole, fiz um ótimo tempo, mas a Bárbara tirou um coelho da cartola (risos) e larga na frente. Depois do Canadá, acredito que a Mercedes está ainda mais motivada para vencer e subir no campeonato".

Alvaro Mendes, piloto da Williams: "Realmente foi um treino incrível. Nosso carro estava excelente, o motor BMW nessa pista realmente é como uma nave. Fiz um tempo muito bom, e agora é esperar pela corrida que promete ser ainda mais alucinante".

John Booth, chefe da Porsche: "Bárbara foi brilhante na pista! Depois de sua ida a Le Mans, parece que ela voltou revigorada, pois nada vinha dando certo nas primeiras corridas do campeonato. Ela é uma piloto fantástica. Infelizmente, Roberta teve problemas com o câmbio durante a sua volta rápida e ficou apenas no Q1, mas acreditamos muito no potencial dela. Aos poucos, nossa equipe vai ficando cada vez mais forte para a sequência da temporada".

Monisha Kaltenborn, chefe da Lotus: Débora e Gabriel têm sido incríveis! Mesmo não tendo ido ao Q3, ele vem se esforçando muito e sei que uma hora ele vai vencer. Merece muito uma vitória! Ambos estão sendo muito importantes para a Lotus nesse momento, e com muito trabalho voltaremos ao nosso lugar de direito na Fórmula 1.

Guilherme de Almeida voltou a mostrar serviço com a Alfa Romeo

GRID DE LARGADA - GP da Europa (69 voltas)
Circuito de Jerez de la Frontera, Espanha
  1. Bárbara Maffessoni (Porsche) - 1'21"047
  2. Aline Benega (Mercedes) - 1'21"175
  3. Alvaro Mendes (Williams-BMW) - 1'21"182
  4. Jefferson Machado (Toyota) - 1'21"189
  5. Matheus Alexandre (Toyota) - 1'21"190
  6. Débora Longen (Lotus-Renault) - 1'21"206
  7. Guilherme Tomiasi (Renault) - 1'21"236
  8. Karina Lima (Red Bull-Honda) - 1'21"301
  9. Guilherme de Almeida (Alfa Romeo-Ferrari) - 1'21"303
  10. Guto Reis (McLaren-Mercedes) - 1'21"326
  11. Leonardo Barreto (Ferrari) - 1'21"344
  12. Lucas Costa (McLaren-Mercedes) - 1'21"350
  13. Bruno Fantozzi (Ferrari) - 1'21"352
  14. Gabriel Jarecki (Lotus-Renault) - 1'21"364
  15. Bryan Assis (Mercedes) - 1'21"412
  16. Vanessa Vieira (Red Bull-Honda) - 1'21"476
  17. José Pedro (Williams-BMW) - 1'21"485
  18. Willian Rodrigues (AlphaTauri-Honda) - 1'21"502
  19. Junior Gomes (Renault) - 1'21"665
  20. Eliana Pereira (Alfa Romeo-Ferrari) - 1'21"725
  21. Richard Rafi (AlphaTauri-Honda) - 1'21"809
  22. Roberta Correa (Porsche) - 1'22"146

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

MELBOURNE - Forza, Ferrari!

MONTREAL - Redenção da Williams