MELBOURNE - Estreia com o pé direito

Com o pé direito! Leandro Santos dá show no Albert Park e vence a primeira da temporada
Em sua primeira corrida pela McLaren, brasileiro dá show e consegue vitória incontestável no GP da Austrália. Pódio tem outros dois brasileiros

A expectativa em torno do GP da Austrália era enorme. A abertura do mundial de Fórmula 1 ganhou uma surpresa a mais com a pole do estreante Ken Vingerhoets, da BMW, seguido pelo holandês Stephen Broomhelga (Renault) e da brasileira Roberta Correa, que estreava pela Lotus após duas temporadas na Toyota. Logo na largada, o belga se deu mal e saiu da pista, enquanto o inglês Nathan Turner (Williams), que largou no fundo do grid, foi tocado por um carro da Haas e capotou feio na largada, abandonando a prova.


Leandro Santos venceu o GP da Austrália em sua estreia pela McLaren

O pódio ainda teve outros dois brasileiros: o campeão Roberto Sabbag (Ferrari) e Will Rauber (Red Bull). A corrida no Albert Park marcou a estreia de quatro pilotos: os brasileiros Fernando Antunes (BMW) e Tassiana Chagas (Honda), o belga Ken Vingerhoets (BMW) e o italiano Alessio Bechelli (Toyota). Marcou também o retorno de Jefferson Machado à F1 pela Toyota após uma temporada como reserva da Ferrari, além da volta do espanhol Fernando Álvarez (Honda), que chegou na quarta colocação.

A estreia de Karina Lima pela McLaren durou apenas três voltas

A CORRIDA

Logo na largada, Vingerhoets tentou pular na frente, mas logo foi superado por Broomhelga e Karina Lima (McLaren). Ao perder posições, ele tentou uma ultrapassagem, mas errou o ponto de freada e passou reto na primeira curva, mas voltando em seguida. Já o inglês Nathan Turner, que foi terceiro colocado na última temporada pela Williams, tentou ultrapassar a Haas do brasileiro Valdir Belarmino e capotou, abandonando a corrida antes da primeira curva. Ele saiu ileso do carro, sem entender o que havia acontecido.

Assim ficou o carro de Nathan Turner após o incidente da largada. Equipe médica vetou a participação do inglês no GP da Malásia.

Ainda na primeira volta, o holandês da Renault (que havia assumido a ponta), rodou sozinho e perdeu o primeiro lugar para a brasileira Karina Lima, que após brilhar na última temporada pela Jordan, estreava pela McLaren. Mas a sua alegria durou apenas uma volta e meia, porque o motor Mercedes explodiu e deixou a menina prodígio revelada pela Ferrari a pé. Na volta aos boxes, Kari se mostrou bastante chateada com o problema.

- Não esperava por isso, ainda mais no início da corrida. Bola pra frente, ainda tem mais 15 corridas no campeonato - disse a brazuca.

Em seu retorno ao grid, o espanhol Fernando Álvarez foi eleito o piloto do dia após chegar na quarta colocação com a Honda

Outro acidente feio foi entre Vingerhoets e Broomhelga, onde o piloto da Renault saiu da pista após um erro. Ao voltar, foi atingido pela BMW do estreante belga, ocasionando na retirada de ambos da corrida. Quem também não teve uma boa estreia foi o brasileiro Fernando Antunes, da BMW, que teve problemas com a quebra do câmbio e foi forçado a abandonar. Antes disso, o finlandês Timo Mäntynen teve uma estreia pra se esquecer pela Lotus. Após rodar, ele foi atingido por Tassiana Chagas, perdeu a roda traseira direita e voltou para a garagem mais cedo, enquanto a brasileira foi direto aos boxes.

Roberto Sabbag levou a Ferrari ao pódio em Melbourne

Depois das paradas nos boxes, Leandro Santos (McLaren) assumiu a ponta e nela ficou até o final da prova, sendo seguido por Roberto Sabbag (Ferrari) e por Will Rauber (Red Bull). Jefferson Machado ainda levou a Toyota aos pontos com o oitavo lugar, mas foi o espanhol Fernando Álvarez, da Honda, que foi escolhido pelos fãs como o piloto do dia, após largar da sexta posição e terminar a corrida em quarto. Durante entrevista, o piloto brasileiro da Toyota valorizou os pontos conquistados e já pensa em resultado melhor para a etapa seguinte. A próxima corrida é o GP da Malásia, no circuito de Sepang.

NOTA: Sobre o incidente de Nathan Turner, o piloto inglês foi vetado pelos médicos de participar do GP da Malásia. Ele deve ser substituído pelo brasileiro Rafael Monteiro, que fará a sua estreia pelo time de Grove.

RESULTADO FINAL DA PROVA
  1. Leandro Santos (BRA) - McLaren/Mercedes
  2. Roberto Sabbag (BRA) - Ferrari
  3. Will Rauber (BRA) - Red Bull/Ferrari
  4. Fernando Álvarez (ESP) - Honda
  5. Junior Gomes (BRA) - Mercedes
  6. Guto Reis (BRA) - Ferrari
  7. Lucas Costa (BRA) - Renault
  8. Jefferson Machado (BRA) - Toyota
  9. Débora Longen (BRA) - Williams/Toyota
  10. Roberta Correa (BRA) - Lotus/Renault
  11. Harald Merke (ALE) - Mercedes
  12. Olivier Wasabi (FRA) - Red Bull/Ferrari
  13. Alessio Bechelli (ITA) - Toyota
  14. Tassiana Chagas (BRA) - Honda
  15. Anthony Durkin (AUS) - Haas/Ferrari
ABANDONARAM:
  • Valdir Belarmino (BRA) - Haas/Ferrari: quebra da suspensão
  • Fernando Antunes (BRA) - BMW: quebra do câmbio
  • Timo Mäntynen (FIN) - Lotus/Renault: acidente
  • Stephen Broomhelga (HOL) - Renault: acidente
  • Ken Vingerhoets (BEL) - BMW: acidente
  • Nathan Turner (ING) - Williams/Toyota: acidente
  • Karina Lima (BRA) - McLaren/Mercedes: motor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

FÓRMULA 2 - Ufa, que corrida!

MONTREAL - Redenção da Williams