GUIA DA TEMPORADA - Fórmula 2

PEGANDO FOGO! Fórmula 2 promete temporada disputada até o final
Ao menos seis pilotos do grid já tiveram passagem pela Fórmula 1 e agora buscam afirmação

Como já mostramos o guia da Fórmula 1, com todo o calendário, equipes e pilotos, hoje é o dia de falarmos mais da Fórmula 2 (antiga GP2), a principal categoria de acesso para a principal divisão do automobilismo mundial. Dos 22 pilotos do grid, ao menos seis já disputaram uma corrida de F1: três deles já correram por pelo menos uma temporada inteira. Hoje, buscam afirmação e o título. Para outros, é a chance de aparecer no cenário do automobilismo e ganhar uma chance de disputar a Fórmula 1.

Bicampeã na Fórmula 1, Karina Lima já passou pela F2 e foi campeã pela Prema

PREMA POWERTEAM

A equipe italiana foi fundada em 1984 e fez parte do Toyota Driver Program. Hoje, a Prema faz parte da academia de pilotos da Ferrari e já teve nomes como Karina Lima, atual campeã mundial de Fórmula 1. Nessa temporada, o time terá a promissora Yara Possamai, jovem pupila de Fernando Alonso e que já teve passagem pela F1, quando guiou por duas temporadas pela Jordan. O seu companheiro será Filipe Augusto, campeão da F4 Italiana.

Pupila de Fernando Alonso, Yara Possamai integra a academia de pilotos da Ferrari


OCEAN RACING TECHNOLOGY

Fundada em 2008 pelo ex-piloto de F1 Tiago Monteiro, a equipe portuguesa volta ao cenário do automobilismo mundial após quatro anos de ausência. Na atual temporada, a Ocean Racing contará com os serviços de Murilo Camano, campeão sul-americano de Fórmula 3, além de Lucas Baltazar, que disputou a última temporada da Fórmula 1 pela Toyota e ainda teve passagens por Manor e Honda. Ele assinou contrato de cinco anos com a Mercedes, onde será piloto reserva.

Lucas Baltazar é um dos destaques na F2 pela Ocean Racing

DAMS

Fundada em 1988 pelo ex-piloto de F1 René Arnoux e por Jean-Paul Driot, a equipe francesa esteve próxima de disputar a temporada de 1996 da categoria, tendo Jan Lammers e Érik Comas (ou Tarso Marques) como pilotos, mas isso jamais se concretizou. Já revelou vários grandes pilotos, e terá a sua dupla formada por Kevin Souza, que teve passagem pela Fórmula 4 Italiana, além da estreante Elisa Marques, campeã britânica de Fórmula 4.

Kevin Souza usa uma réplica do capacete do heptacampeão Michael Schumacher

ARDEN

A equipe britânica foi fundada em 1997 por Christian Horner, chefe da equipe Red Bull na Fórmula 1, que chegou a pilotar sozinho pelo time, que hoje é parte do programa de desenvolvimento e de jovens pilotos da escuderia austríaca. A dupla de pilotos será formada pelo português Pedro Bento e pelo brasileiro Cássio Maffessoni, que disputou as últimas quatro corridas da última temporada de F1 pela Toro Rosso, marcando pontos em todas elas. Campeão da Super Fórmula Japonesa e com passagem pela Fórmula 3 Europeia, o piloto não deve demorar a guiar novamente pelo time de Faenza na F1.

Após brilhante estreia na Fórmula 1, Cássio Maffessoni disputará a F2 pela Arden

RACING ENGINEERING

Fundada em 1999 por Alfonso de Orleáns, a equipe espanhola estreou na extinta GP2 no ano de 2005. Desde sua fundação tem um dos melhores recordes na F3 espanhola ao conquistar seis vezes o título de construtor entre 2001 e 2006 e conquistar o título de pilotos em 2001, 2003 e 2004. A dupla de pilotos da equipe será formada por José Pedro, campeão espanhol de Fórmula 3 e apadrinhado por Fernando Alonso, além de Flávio Amaral, campeão da Super Fórmula Japonesa e com passagem pela extinta Fórmula Superliga.

Flávio Amaral vai guiar pela Racing Engineering na F2

SUPER NOVA RACING

A equipe britânica foi fundada em 1991 e participou da extinta Fórmula 3000. Competiu na GP2 até o ano de 2011 e volta para figurar no grid da Fórmula 2. Os pilotos serão Bruno Fantozzi e Willian Rodrigues, campeão da GP3 Series.

Willian Rodrigues é um dos pilotos da Super Nova na Fórmula 2

PICADEIRO MOTORSPORT

Equipe com apenas dois anos de existência, foi fundada por membros da Turma do Picadeiro e tendo como chefe de equipe o ex-piloto Rodrigo Carvalho, que teve boa passagem pela F1 por equipes como Ferrari, Mercedes e Renault. Já foi uma vez campeã de construtores e a sua dupla de pilotos é formada por dois nomes com passagem pela Fórmula 1: Guilherme de Almeida, ex-Toro Rosso e recentemente contratado pela Renault como piloto reserva, além de Renato Diniz Magalhães, com passagens pelo time francês e também pela McLaren, onde conquistou três pódios e venceu uma vez. A inscrição DALE nos dois lados da asa dianteira é uma homenagem ao espanhol Fernando Alonso.

Guilherme de Almeida vai disputar a Fórmula 2 pela Picadeiro Motorsport

TRIDENT RACING

Fundada em 2006, a equipe italiana já participou de todas as temporadas da extinta GP2 até aqui, além da própria Fórmula 2. Já teve pilotos com passagem pela Fórmula 1, como o italiano Gianmaria Bruni (ex-Minardi) e o folclórico venezuelano Pastor Maldonado (ex-Williams e Lotus). Nesta temporada, a Trident terá os pilotos Jozembergue Souza, reserva do time de Grove, além de Lucas Melgaço, vice-campeão da Fórmula 4 alemã e com passagem pela Indy Lights.

Jozembergue Souza é reserva da Williams e disputará a F2 pela Trident

ART GRAND PRIX

Fundada em 2005, a equipe francesa participou de todas as edições da extinta GP2 até o ano passado, além da Fórmula 2 nesse ano. Nos anos de 2012 e 2013, competiu como Lotus GP para refletir o patrocínio dos esportes britânicos e da fabricante Lotus, fabricante de carros e lendária equipe de Fórmula 1. Já teve dois campeões mundiais de F1: Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Hoje, a ART tem parceria com a McLaren, corre com os motores da Honda e tem sua dupla de pilotos formada por Bruna Valentim, reserva da McLaren, e Marcelo Garay, que passou pela F1 correndo pela Ligier durante uma temporada.

Bruna Valentim é tida como uma joia pela McLaren, onde é reserva

CARLIN MOTORSPORT

Fundada em 1996 por Trevor Carlin e Martin Stone, a equipe britânica correu na extinta GP2 até o ano de 2016, se ausentando e retornando em 2017 para a Fórmula 2. Já teve notáveis pilotos, como o brasileiro Felipe Nasr e o inglês Jolyon Palmer, entre outros. Com a força dos motores da Mercedes, o time inglês terá a dupla de pilotos formada por Mateus Pereira (que disputou a última temporada da F1 pela Sauber) e por Isabel Fernandes, conhecida por seus vários acidentes (já foi apelidada de "Pastor Maldonado de saias" pela imprensa britânica), e que foi recentemente dispensada da Toro Rosso por deficiência técnica. Ela, inclusive, é apadrinhada por Palmer e foi campeã sul-americana de Fórmula 3, além de vice-campeã inglesa de Fórmula 4.

Ex-Sauber, Mateus Pereira será piloto da Carlin

LIGA RACING TEAM

A caçulinha do grid se formou através da fusão da antiga Guto Racing, gerida pelo tricampeão de F1 Guto Reis, com a Liga, instituição criada por fãs que torcem e apoiam o brasileiro Felipe Massa. O chefe de equipe será Valdir Belarmino, piloto com passagem por diversas equipes da Fórmula 1, e que agora é reserva da Ferrari. A equipe terá motores da Opel, além dos pilotos João Vítor Matos (com passagem pela Fórmula 1) e por Vinícius Mendes Freitas (que já foi campeão da F3 Europeia e da Gp3 Series, com passagem também pela F1).

João Vítor Matos é um dos pilotos da Liga Racing, a caçulinha da Fórmula 2
PRÉ-TEMPORADA

Diferente da Fórmula 1, que realiza pré-temporada em Valencia, a F2 tem a sua preparação feita também na Espanha, só que no circuito de Barcelona. A primeira corrida do campeonato acontece com o GP do Bahrein, e se encerra em Abu Dhabi. Amanhã, o Warm-Up Journal volta com o guia completo da GP3 Series. Fique ligado!

Calendário da Fórmula 2


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

FÓRMULA 2 - Ufa, que corrida!

MONTREAL - Redenção da Williams