MELBOURNE - EL VAREYO VOLVIÓ!

EL VAREYO NO PÁRA! Em volta à F1, Carlos Frederico vence o GP da Austrália
Tricampeão mundial, piloto vence sua primeira corrida pela McLaren e larga na frente pelo tetracampeonato. Corrida foi bastante movimentada

Foi um bom tempo longe da Fórmula 1. Nesse período, Carlos Frederico passou por DTM, WRC e WTCC. Na Fórmula 2, era o chefe da Picadeiro Racing Team, dando o cargo para o ex-piloto Rodrigo Carvalho. Vencedor das 24 Horas de Le Mans, ele surpreendeu o mundo ao anunciar o retorno à F1, assinando com a McLaren. E no GP da Austrália, em Melbourne, o tricampeão mundial mostrou que ainda tem fome de vitórias. Largou da segunda colocação e foi o piloto que mais tempo ficou na liderança da corrida durante as 58 voltas. No final, prevaleceu a sua grande atuação, coroada com a 35ª vitória da carreira. O pódio ainda foi completado por Dan Chandller, em seu retorno ao posto de titular da Ferrari, além do bicampeão Lucas Costa, companheiro de Carlos na McLaren. Dos 22 carros que largaram, apenas 14 cruzaram a linha de chegada.


Carlos Frederico recebe a bandeirada em Melbourne: 35 vitórias na carreira


ACIDENTE NA LARGADA CAUSA TRANSTORNO

Largando da pole position pela 8ª vez na carreira, Roberta Correa (Lotus) largou relativamente bem e se defendendo de ataques por todo canto, mas foi ultrapassada logo na primeira curva. Um pouco mais atrás, Junior Gomes (Mercedes) havia sido tocado por uma Toro Rosso, capotou e abandonou a prova logo de cara, forçando a entrada do Safety Car. A essa altura, Roberta era a quarta colocada, mas rodou sozinha e acabou perdendo várias posições. Com pneus ultramacios, Carlos assumia a liderança e nela ficaria até a volta 6, quando foi ultrapassado por Bryan Assis (Williams) na reta dos boxes. Na volta 10, o piloto do time de Grove foi tocado pela Force India de Fernando Antunes e ficou com o carro de lado, a la Pascal Wehrlein, por alguns segundos. Quando o carro voltou ao chão, um pedaço da asa dianteira se soltou com o impacto. Bryan foi perdendo posições e parou nos boxes na volta seguinte. Líder da prova até então, o ex-piloto da Ferrari foi aos boxes na volta 13, trocando os pneus supermacios pelos macios, buscando ir até o final da prova.

Após toque de Fernando Antunes, carro de Bryan Assis virou

Ainda na sexta volta, Jefferson Machado (Lotus) vinha na oitava colocação, até que teve um pneu furado e foi forçado a abandonar em sua estreia pelo time inglês. Silvio Tavares (Force India) ainda travou duelos emocionantes com Dan Chandller (Ferrari). Na volta 15, Carlos Frederico retomava a liderança e era seguido pelo piloto da Scuderia, além de Lucas Costa, seu companheiro de McLaren, e Eliana Pereira (Red Bull). O bicampeão Will Rauber, estreando pela Renault, era o quinto colocado. Com o desgaste dos pneus ultramacios, o tricampeão foi aos boxes na volta 16, enquanto o piloto do time francês pulava para o primeiro lugar. Logo em seguida, os bicampeões Roberto Sabbag (Mercedes), além de Lucas, foram trocar os pneus ultramacios pelos supermacios.

Lucas Baltazar também abandonou o GP da Austrália

Estreando como piloto da Toyota, Lucas Baltazar vinha escalando o pelotão em seu retorno à F1 após dois anos correndo no WEC, onde chegou a disputar as 24 Horas de Le Mans.  Na 18ª volta, ele era o sexto colocado, mas veio a abandonar a corrida logo em seguida, por conta de problemas no acelerador. Naquela mesma volta, Will Rauber ia aos boxes para abastecer e trocar os pneus ultramacios pelos macios, visando ir até o fim da prova. Dan Chandller assumia a liderança da prova, onde ficaria até a 23ª volta, quando também foi aos boxes e viu Carlos reassumindo a ponta outra vez. Na volta 21, Karina Lima (Red Bull), que era a segunda colocada, também entrava para abastecer e trocar os pneus, voltando na 12ª posição. Rafael Monteiro (Williams) assumia a terceira posição, logo atrás de Will. Ele caiu para oitavo na volta 28 e abandonou na volta 31, quando perdeu o controle do carro e bateu forte. Na mesma volta, o estreante Jean Ricardo (Toro Rosso) também batia e abandonava.

Rafael Monteiro se defende de Gabriel Jarecki, da Renault

Logo após sair dos boxes na volta 39, Alvaro Mendes (Porsche) perdeu o controle do carro e atingiu a Mercedes de Roberto Sabbag, que vinha lenta por conta da quebra do motor. Ambos ficaram fora da corrida. Dali em diante, o que mudou na corrida foram as posições de alguns pilotos que entraram na zona de pontuação. Bryan Assis chegou a tomar volta do líder, mas escalou o pelotão e conseguiu conquistar a décima colocação, marcando o primeiro ponto da Williams no campeonato. Quem também se recuperou a tempo de garantir pontos foi Karina Lima com a Red Bull, já que Eliana Pereira abandonou a prova. Por outro lado, o tricampeão Guto Reis (Ferrari) conseguiu cruzar a linha de chegada na oitava posição.

Gabriel Jarecki teve atuação consistente e foi o sexto colocado na Austrália

De resto, Carlos Frederico correu com absoluta tranquilidade para conquistar a sua vitória de número 35 na Fórmula 1. A primeira pela McLaren (conquistou dois títulos pela Ferrari e um pela Williams, tendo sido vice-campeão pela Renault). Dan Chandller chegava em segundo com o carro da Scuderia e festejava o seu retorno com estilo, seguido pelo bicampeão Lucas Costa, que assim como Emerson Fittipaldi, conquistou um título pela McLaren e outro pela Lotus. Em sua segunda passagem pelo time de Woking, ele quer se igualar ao ídolo Ayrton Senna em títulos. Os três primeiros colocados foram entrevistados pelo ator Hugh Jackman no pódio após a festa do champagne. A piloto do dia também concedeu entrevista, mas para o site oficial da F1.

Campeã mundial e comparada a Max Verstappen pelo seu arrojo, Karina Lima foi eleita a piloto do dia pelos fãs



O QUE DISSERAM OS PILOTOS

Carlos Frederico: É muito bom estar de volta e sentir essa energia dos fãs. Nosso carro esteve excelente durante todo o final de semana. Nós trabalhamos duro para levar a McLaren ao seu lugar de direito, e eu acredito muito que a parceria com a Honda vai nos levar de volta ao topo. Sobre a corrida, só tenho a dizer que EL VAREYO VOLVIÓ! (ironizando Guto Reis, seu ex-companheiro na Ferrari, na Prost e na Williams). Voltei para me divertir, quebrar recordes e buscar o tetra.

Dan Chandller: Fico muito feliz em voltar ao posto de titular da Ferrari. Já bati uma vez na trave (em relação a títulos), agora quero presentear os tifosi com uma grande conquista. Agradeço muito ao Maurizio (Arrivabene) por confiar no meu trabalho. Juntos somos mais fortes, e vocês ainda terão muitos motivos pra comemorar. Forza Ferrari!

Lucas Costa: Como disse o Carlos, nosso carro estava excelente desde os treinos de sexta-feira. Tivemos alguns problemas durante a pré-temporada, nos testes de Ímola, mas conseguimos resolver tudo e hoje levamos os dois carros ao pódio. A nossa meta é devolver a McLaren ao seu lugar de direito na Fórmula 1, que é o topo do campeonato.

Karina Lima: Gratificante demais! (ser escolhida a piloto do dia pelos fãs) Desde o início, sabia que não seria fácil, e não foi. Larguei na décima colocação e sofri muito durante a primeira parte da corrida, com a entrada do Safety Car logo no começo (por conta do acidente envolvendo Junior Gomes, da Mercedes), e isso dificultou pra mim. Não perdi o foco durante a corrida e foi escalando o grid novamente. Ter marcado 6 pontos logo na primeira prova, depois de tudo o que aconteceu, valeu o esforço. Agora é descansar e depois pensar no Bahrein.


Tricampeão, Guto Reis foi o oitavo colocado e ainda foi ironizado por Carlos

RESULTADO FINAL - GP da Austrália (etapa 1 de 16)
  1. Carlos Frederico (McLaren/Honda)
  2. Dan Chandller (Ferrari)
  3. Lucas Costa (McLaren/Honda)
  4. Fernando Antunes (Force India/Mercedes)
  5. Will Rauber (Renault)
  6. Gabriel Jarecki (Renault)
  7. Karina Lima (Red Bull/Ferrari)
  8. Guto Reis (Ferrari)
  9. Roberta Correa (Lotus/Renault)
  10. Bryan Assis (Williams/Mercedes)
  11. Rogério Silveira (Toyota)
  12. Yuri Machado (Porsche)
  13. Guilherme de Almeida (Toro Rosso/Ferrari)
  14. Silvio Tavares (Force India/Mercedes)
ABANDONARAM
  • Alvaro Mendes (Porsche) - acidente
  • Roberto Sabbag (Mercedes) - motor
  • Rafael Monteiro (Williams/Mercedes) - acidente
  • Jean Ricardo (Toro Rosso/Ferrari) - acidente
  • Lucas Baltazar (Toyota) - problema no acelerador
  • Eliana Pereira (Red Bull/Ferrari) - acidente
  • Jefferson Machado (Lotus/Renault) - pneu furado
  • Junior Gomes (Mercedes) - acidente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

FÓRMULA 2 - Ufa, que corrida!

MONTREAL - Redenção da Williams