GUIA DA TEMPORADA - Fórmula 1 2018

GUIA DA FÓRMULA 1 - Tudo o que você precisa saber
Temporada terá início em Melbourne e será encerrada com o GP da China, em Shanghai. Algumas equipes ainda não lançaram a nova pintura

Depois de uma temporada alucinante, decidida apenas na última corrida e tendo três pilotos com chances de título, a Fórmula 1 se prepara para voltar com tudo. No paddock, a "dança dos cockpits" foi como sempre costuma ser, a todo vapor. Bryan Assis deixou a Ferrari para voltar a disputar a Fórmula Indy pela Andretti, onde será o piloto mais bem pago entre todos. Tem também a permanência de Cássio Maffessoni na Alfa Romeo por mais uma temporada, cedido por empréstimo pela Red Bull. Isso tudo e muito mais, você acompanha no nosso guia!


Junior Gomes trocou a Mercedes pela Williams

LOTUS

SEDE: Hethel, na Inglaterra
MOTOR: Renault
ESTREIA NA F1: 1958
CARRO: 116T
CHEFE DE EQUIPE: Monisha Kaltenborn
PILOTOS: Roberta Correa #94 e Jefferson Machado #27
PILOTOS RESERVAS: Dan Paddock (ING) e Hans-Helmut Wiencke (ALE)

Depois de um ano perfeito, com duas dobradinhas na pista e os títulos de construtores e de pilotos, a Lotus projeta estar novamente no topo. Para isso, renovou o acordo de fornecimento de motores com a Renault e manteve a dupla titular das últimas temporadas, formada por Roberta Correa e Jefferson Machado. Os reservas serão o inglês Dan Paddock e o alemão Hans-Helmut Wiencke. Falando na atual campeã, ela já contou que não correrá com o número 1 no carro, mantendo o #94, em referência ao ano de seu nascimento.

Roberta Correa abdicou do número 1 para seguir com o 94

WILLIAMS

SEDE: Grove, na Inglaterra
MOTOR: Mercedes
ESTREIA NA F1: 1978
CARRO: FW40
CHEFE DE EQUIPE: Frank Williams
PILOTOS: Guto Reis #19 e Junior Gomes #46
PILOTOS RESERVAS: Nathan Turner (ING) e Dmitry Kapralov (RUS)

Vice-campeã de pilotos e de construtores, a Williams teve um ano teoricamente muito bom, conquistando 8 pódios e 2 vitórias. Tricampeão mundial, Guto Reis segue por mais um ano no time de Grove, ganhando a companhia de Junior Gomes, que deixou a Mercedes. Titular nas últimas temporadas, Rafael Monteiro fez o caminho inverso e acertou com o time alemão. Os reservas serão o inglês Nathan Turner e o russo Dmitry Kapralov.

Velho conhecido, Junior Gomes iniciará a sua segunda passagem pela Williams

ALFA ROMEO

SEDE: Arese, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: 196T
CHEFE DE EQUIPE: Federico Gastaldi
PILOTOS: Cássio Maffessoni #71 e Tassiana Chagas #88
PILOTOS RESERVAS: Ken Vingerhoets (BEL) e Carlos Rodríguez (URU)

Terceira colocada no Mundial de Construtores, a Alfa Romeo fez bonito no seu retorno à F1. Conquistou duas vitórias e subiu ao pódio por sete vezes. A única mudança é na direção, com a chegada do argentino Federico Gastaldi, ex-Lotus, para ser o chefe de equipe. A dupla de pilotos continuará sendo formada pela bicampeã Tassiana Chagas e por Cássio Maffessoni, que foi cedido por empréstimo pela Red Bull por mais um ano.

Promessa da Red Bull, Cássio Maffessoni chegou ao terceiro lugar no último campeonato

RED BULL

SEDE: Milton Keynes, na Inglaterra
MOTOR: Ferrari
ESTREIA NA F1: 2005
CARRO: RB14
CHEFE DE EQUIPE: Christian Horner
PILOTOS: Karina Lima #11 e Eliana Pereira #17
PILOTOS RESERVAS: Ryan Spence (NZL) e Vanessa Vieira (BRA)

Não foi um ano bom para a Red Bull, mas também não foi ruim. A equipe austríaca terminou o Mundial de Construtores na quarta colocação, conquistando duas vitórias no campeonato. A dupla seguirá sendo formada por Eliana Pereira e pela bicampeã Karina Lima. 

Nona colocada no último campeonato, Karina Lima quer o tri

FERRARI

SEDE: Maranello, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: F10
CHEFE DE EQUIPE: Maurizio Arrivabene
PILOTOS: Alvaro Mendes #20 e Dan Chandller #5
PILOTOS RESERVAS: Alessio Bechelli (ITA) e Valdyr Belarmino (BRA)

O ano da Ferrari não foi conforme o esperado. Duas vitórias e cinco pódios em 16 corridas. Para a nova temporada, a Scuderia não contará com Bryan Assis, que acertou com a Andretti para a disputa da Fórmula Indy. Para o seu lugar, Dan Chandller acertou o seu retorno. Será a terceira passagem do piloto pelo time de Maranello. No último ano, ele correu pela Haas. A dupla de pilotos reserva será formada pelo italiano Alessio Bechelli e por Valdyr Belarmino, chefe da Liga Racing Team na Fórmula 2.

Dan Chandller volta a guiar pela Ferrari

RENAULT

SEDE: Enstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1977
CARRO: R.S.18
CHEFE DE EQUIPE: Cyril Abiteboul
PILOTOS: Will Rauber #32 e Gabriel Jarecki #13
PILOTOS RESERVAS: Michael Gouyette (FRA) e Yuri Machado (BRA)

A Renault teve os seus lampejos na temporada anterior. Conseguiu duas vitórias e quatro pódios, terminando atrás da Ferrari na tabela de construtores. A dupla de pilotos seguirá sendo formada pelo bicampeão Will Rauber e por Gabriel Jarecki, pelo terceiro ano consecutivo.

Gabriel Jarecki segue na Renault por mais um ano: time ainda não revelou nova pintura

MCLAREN

SEDE: Woking, na Inglaterra
MOTOR: Honda
ESTREIA NA F1: 1966
CARRO: MCL-33H
CHEFE DE EQUIPE: Zak Brown
PILOTOS: Lucas Costa #22 e Matheus Alexandre #23
PILOTOS RESERVAS: William Ward (ING) e Bruna Valentim (BRA)

Longe dos anos dourados, a McLaren busca voltar ao seu lugar de direito. Com apenas uma vitória no último ano, a equipe de Woking segue com os motores da Honda, em busca de repetir os grandes feitos da parceria nos anos 80 e 90. Lucas Costa e Matheus Alexandre seguem sendo os pilotos do time.

Lucas Costa acelera em Mugello: pintura do carro ainda não foi revelada oficialmente

PORSCHE

SEDE: Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1961
CARRO: 915T
CHEFE DE EQUIPE: Colin Kolles
PILOTOS: Fernando Antunes #7 e Silvio Tavares #33
PILOTOS RESERVAS: Marcus Bongardt (ALE) e Bruno Fantozzi (BRA)

Não é na parte intermediária pra baixo da tabela que a Porsche queria brigar. Ainda assim, o time alemão beliscou quatro pódios, todos eles conquistados por Fernando Antunes. Ele e Silvio Tavares seguem firmes como titulares. Os reservas serão Bruno Fantozzi e o alemão Marcus Bongardt.

Fernando Antunes já foi campeão do mundo pela Ferrari e quer repetir o feito na Porsche

MERCEDES

SEDE: Brackley, na Inglaterra & Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1954
CARRO: W01
CHEFE DE EQUIPE: Toto Wolff
PILOTOS: Roberto Sabbag #12 e Rafael Monteiro #99
PILOTOS RESERVAS: Harald Merke (ALE) e Timo Mäntynen (FIN)


Tão acostumada a vencer e a dominar amplamente os campeonatos, a Mercedes teve um ano pra se esquecer. Nono lugar na classificação geral e nenhuma vitória conquistada. E pra completar, viu Junior Gomes rumar para a Williams. Bicampeão do mundo, Roberto Sabbag fica nas Flechas de Prata por mais um ano. Dessa vez, ele terá a companhia de Rafael Monteiro, ex-Haas, Alfa Romeo e Williams. Os reservas serão o alemão Harald Merke e o finlandês Timo Mäntynen.

Rafael Monteiro é o novo piloto da Mercedes

HAAS

SEDE: Kannapolis, na Carolina do Norte (EUA)
MOTOR: Ferrari
ESTREIA NA F1: 2016
CARRO: VF-18
CHEFE DE EQUIPE: Gunther Steiner
PILOTOS: Enzo Portella #15 e Elisa Coutinho #9
PILOTOS RESERVAS: Alberto Ríos (CHI) e Mick Limprecht (EUA)

A Haas conseguiu marcar até mais pontos do que o esperado no campeonato, mas ficou na vice-lanterna entre os construtores. O ápice foi o segundo lugar de Dan Chandller no GP da Inglaterra, que foi vencido por Karina Lima. A dupla já não é mais a mesma, já que Jean Ricardo rumou para a Force India, enquanto Dan voltou para a Ferrari, com quem possui contrato. Desta vez, o time norte-americano terá Enzo Portella e a estreante Elisa Coutinho como pilotos. Ela disputou duas provas pela Ferrari na última temporada, em substituição ao lesionado Bryan Assis nos GP's da Inglaterra e da Alemanha, abandonando em Silverstone e chegando na 13ª colocação em Hockenheim. Elisa foi pole position em sua estreia.

Elisa Coutinho vai fazer a sua primeira temporada na F1 pela Haas

FORCE INDIA

SEDE: Silverstone, na Inglaterra
MOTOR: Mercedes
ESTREIA NA F1: 2008
CARRO: VJM11
CHEFE DE EQUIPE: Vijay Mallya
PILOTOS: Guilherme de Almeida #28 e Jean Ricardo #18
PILOTOS RESERVAS: Paulo Silva (POR) e Aritra Majumdar (IND)

Lanterna do último campeonato, a Force India teve três pilotos durante o ano. Mateus Pereira foi demitido e deu lugar a Guilherme de Almeida, que estava na Fórmula 2 correndo pela Picadeiro Motorsport. Com o bom desempenho, foi efetivado para a nova temporada, onde terá Jean Ricardo, ex-Haas, como seu companheiro. Guilherme já correu na F1, quando defendeu a Toro Rosso durante um ano.

Guilherme de Almeida vai para a sua segunda temporada completa na F1
CALENDÁRIO OFICIAL

Enquanto a pré-temporada segue a todo vapor na Itália (Mugello e depois Ímola), o campeonato inicia-se de forma oficial no dia 23 de março de 2018, com o GP da Austrália, em Melbourne.
  1. GP da Austrália (Melbourne)
  2. GP do Japão (Suzuka)
  3. GP da África do Sul (Kyalami)
  4. GP do Bahrein (Sakhir)
  5. GP da Espanha (Barcelona)
  6. GP de Mônaco (Monte Carlo)
  7. GP do Canadá (Montreal)
  8. GP da França (Paul Ricard)
  9. GP da Holanda (Assen)
  10. GP da Inglaterra (Silverstone)
  11. GP da Alemanha (Nürburgring)
  12. GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
  13. GP da Itália (Monza)
  14. GP do México (Cidade do México)
  15. GP do Brasil (Rio de Janeiro)
  16. GP da China (Shanghai)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

FÓRMULA 2 - Ufa, que corrida!

MONTREAL - Redenção da Williams