GUIA DA TEMPORADA - Fórmula 1 2018
GUIA DA FÓRMULA 1 - Tudo o que você precisa saber
Temporada terá início em Melbourne e será encerrada com o GP da China, em Shanghai. Algumas equipes ainda não lançaram a nova pintura
Depois de uma temporada alucinante, decidida apenas na última corrida e tendo três pilotos com chances de título, a Fórmula 1 se prepara para voltar com tudo. No paddock, a "dança dos cockpits" foi como sempre costuma ser, a todo vapor. Bryan Assis deixou a Ferrari para voltar a disputar a Fórmula Indy pela Andretti, onde será o piloto mais bem pago entre todos. Tem também a permanência de Cássio Maffessoni na Alfa Romeo por mais uma temporada, cedido por empréstimo pela Red Bull. Isso tudo e muito mais, você acompanha no nosso guia!
LOTUS
WILLIAMS
ALFA ROMEO
RED BULL
FERRARI
RENAULT
MCLAREN
HAAS
FORCE INDIA
Temporada terá início em Melbourne e será encerrada com o GP da China, em Shanghai. Algumas equipes ainda não lançaram a nova pintura
Depois de uma temporada alucinante, decidida apenas na última corrida e tendo três pilotos com chances de título, a Fórmula 1 se prepara para voltar com tudo. No paddock, a "dança dos cockpits" foi como sempre costuma ser, a todo vapor. Bryan Assis deixou a Ferrari para voltar a disputar a Fórmula Indy pela Andretti, onde será o piloto mais bem pago entre todos. Tem também a permanência de Cássio Maffessoni na Alfa Romeo por mais uma temporada, cedido por empréstimo pela Red Bull. Isso tudo e muito mais, você acompanha no nosso guia!
Junior Gomes trocou a Mercedes pela Williams |
LOTUS
SEDE: Hethel, na Inglaterra
MOTOR: Renault
ESTREIA NA F1: 1958
CARRO: 116T
CHEFE DE EQUIPE: Monisha Kaltenborn
PILOTOS: Roberta Correa #94 e Jefferson Machado #27
PILOTOS RESERVAS: Dan Paddock (ING) e Hans-Helmut Wiencke (ALE)
Depois de um ano perfeito, com duas dobradinhas na pista e os títulos de construtores e de pilotos, a Lotus projeta estar novamente no topo. Para isso, renovou o acordo de fornecimento de motores com a Renault e manteve a dupla titular das últimas temporadas, formada por Roberta Correa e Jefferson Machado. Os reservas serão o inglês Dan Paddock e o alemão Hans-Helmut Wiencke. Falando na atual campeã, ela já contou que não correrá com o número 1 no carro, mantendo o #94, em referência ao ano de seu nascimento.
Roberta Correa abdicou do número 1 para seguir com o 94 |
WILLIAMS
SEDE: Grove, na Inglaterra
MOTOR: Mercedes
ESTREIA NA F1: 1978
CARRO: FW40
CHEFE DE EQUIPE: Frank Williams
PILOTOS: Guto Reis #19 e Junior Gomes #46
PILOTOS RESERVAS: Nathan Turner (ING) e Dmitry Kapralov (RUS)
Vice-campeã de pilotos e de construtores, a Williams teve um ano teoricamente muito bom, conquistando 8 pódios e 2 vitórias. Tricampeão mundial, Guto Reis segue por mais um ano no time de Grove, ganhando a companhia de Junior Gomes, que deixou a Mercedes. Titular nas últimas temporadas, Rafael Monteiro fez o caminho inverso e acertou com o time alemão. Os reservas serão o inglês Nathan Turner e o russo Dmitry Kapralov.
Velho conhecido, Junior Gomes iniciará a sua segunda passagem pela Williams |
ALFA ROMEO
SEDE: Arese, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: 196T
CHEFE DE EQUIPE: Federico Gastaldi
PILOTOS: Cássio Maffessoni #71 e Tassiana Chagas #88
PILOTOS RESERVAS: Ken Vingerhoets (BEL) e Carlos Rodríguez (URU)
Terceira colocada no Mundial de Construtores, a Alfa Romeo fez bonito no seu retorno à F1. Conquistou duas vitórias e subiu ao pódio por sete vezes. A única mudança é na direção, com a chegada do argentino Federico Gastaldi, ex-Lotus, para ser o chefe de equipe. A dupla de pilotos continuará sendo formada pela bicampeã Tassiana Chagas e por Cássio Maffessoni, que foi cedido por empréstimo pela Red Bull por mais um ano.
Promessa da Red Bull, Cássio Maffessoni chegou ao terceiro lugar no último campeonato |
RED BULL
SEDE: Milton Keynes, na Inglaterra
MOTOR: Ferrari
ESTREIA NA F1: 2005
CARRO: RB14
CHEFE DE EQUIPE: Christian Horner
PILOTOS: Karina Lima #11 e Eliana Pereira #17
PILOTOS RESERVAS: Ryan Spence (NZL) e Vanessa Vieira (BRA)
Não foi um ano bom para a Red Bull, mas também não foi ruim. A equipe austríaca terminou o Mundial de Construtores na quarta colocação, conquistando duas vitórias no campeonato. A dupla seguirá sendo formada por Eliana Pereira e pela bicampeã Karina Lima.
Nona colocada no último campeonato, Karina Lima quer o tri |
FERRARI
SEDE: Maranello, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: F10
CHEFE DE EQUIPE: Maurizio Arrivabene
PILOTOS: Alvaro Mendes #20 e Dan Chandller #5
PILOTOS RESERVAS: Alessio Bechelli (ITA) e Valdyr Belarmino (BRA)
O ano da Ferrari não foi conforme o esperado. Duas vitórias e cinco pódios em 16 corridas. Para a nova temporada, a Scuderia não contará com Bryan Assis, que acertou com a Andretti para a disputa da Fórmula Indy. Para o seu lugar, Dan Chandller acertou o seu retorno. Será a terceira passagem do piloto pelo time de Maranello. No último ano, ele correu pela Haas. A dupla de pilotos reserva será formada pelo italiano Alessio Bechelli e por Valdyr Belarmino, chefe da Liga Racing Team na Fórmula 2.
Dan Chandller volta a guiar pela Ferrari |
RENAULT
SEDE: Enstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1977
CARRO: R.S.18
CHEFE DE EQUIPE: Cyril Abiteboul
PILOTOS: Will Rauber #32 e Gabriel Jarecki #13
PILOTOS RESERVAS: Michael Gouyette (FRA) e Yuri Machado (BRA)
A Renault teve os seus lampejos na temporada anterior. Conseguiu duas vitórias e quatro pódios, terminando atrás da Ferrari na tabela de construtores. A dupla de pilotos seguirá sendo formada pelo bicampeão Will Rauber e por Gabriel Jarecki, pelo terceiro ano consecutivo.
Gabriel Jarecki segue na Renault por mais um ano: time ainda não revelou nova pintura |
MCLAREN
SEDE: Woking, na Inglaterra
MOTOR: Honda
ESTREIA NA F1: 1966
CARRO: MCL-33H
CHEFE DE EQUIPE: Zak Brown
PILOTOS: Lucas Costa #22 e Matheus Alexandre #23
PILOTOS RESERVAS: William Ward (ING) e Bruna Valentim (BRA)
Longe dos anos dourados, a McLaren busca voltar ao seu lugar de direito. Com apenas uma vitória no último ano, a equipe de Woking segue com os motores da Honda, em busca de repetir os grandes feitos da parceria nos anos 80 e 90. Lucas Costa e Matheus Alexandre seguem sendo os pilotos do time.
Lucas Costa acelera em Mugello: pintura do carro ainda não foi revelada oficialmente |
PORSCHE
SEDE: Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1961
CARRO: 915T
CHEFE DE EQUIPE: Colin Kolles
PILOTOS: Fernando Antunes #7 e Silvio Tavares #33
PILOTOS RESERVAS: Marcus Bongardt (ALE) e Bruno Fantozzi (BRA)
Não é na parte intermediária pra baixo da tabela que a Porsche queria brigar. Ainda assim, o time alemão beliscou quatro pódios, todos eles conquistados por Fernando Antunes. Ele e Silvio Tavares seguem firmes como titulares. Os reservas serão Bruno Fantozzi e o alemão Marcus Bongardt.
Fernando Antunes já foi campeão do mundo pela Ferrari e quer repetir o feito na Porsche |
MERCEDES
SEDE: Brackley, na Inglaterra & Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1954
CARRO: W01
CHEFE DE EQUIPE: Toto Wolff
PILOTOS: Roberto Sabbag #12 e Rafael Monteiro #99
PILOTOS RESERVAS: Harald Merke (ALE) e Timo Mäntynen (FIN)
Tão acostumada a vencer e a dominar amplamente os campeonatos, a Mercedes teve um ano pra se esquecer. Nono lugar na classificação geral e nenhuma vitória conquistada. E pra completar, viu Junior Gomes rumar para a Williams. Bicampeão do mundo, Roberto Sabbag fica nas Flechas de Prata por mais um ano. Dessa vez, ele terá a companhia de Rafael Monteiro, ex-Haas, Alfa Romeo e Williams. Os reservas serão o alemão Harald Merke e o finlandês Timo Mäntynen.
Rafael Monteiro é o novo piloto da Mercedes |
HAAS
SEDE: Kannapolis, na Carolina do Norte (EUA)
MOTOR: Ferrari
ESTREIA NA F1: 2016
CARRO: VF-18
CHEFE DE EQUIPE: Gunther Steiner
PILOTOS: Enzo Portella #15 e Elisa Coutinho #9
PILOTOS RESERVAS: Alberto Ríos (CHI) e Mick Limprecht (EUA)
A Haas conseguiu marcar até mais pontos do que o esperado no campeonato, mas ficou na vice-lanterna entre os construtores. O ápice foi o segundo lugar de Dan Chandller no GP da Inglaterra, que foi vencido por Karina Lima. A dupla já não é mais a mesma, já que Jean Ricardo rumou para a Force India, enquanto Dan voltou para a Ferrari, com quem possui contrato. Desta vez, o time norte-americano terá Enzo Portella e a estreante Elisa Coutinho como pilotos. Ela disputou duas provas pela Ferrari na última temporada, em substituição ao lesionado Bryan Assis nos GP's da Inglaterra e da Alemanha, abandonando em Silverstone e chegando na 13ª colocação em Hockenheim. Elisa foi pole position em sua estreia.
Elisa Coutinho vai fazer a sua primeira temporada na F1 pela Haas |
FORCE INDIA
SEDE: Silverstone, na Inglaterra
MOTOR: Mercedes
ESTREIA NA F1: 2008
CARRO: VJM11
CHEFE DE EQUIPE: Vijay Mallya
PILOTOS: Guilherme de Almeida #28 e Jean Ricardo #18
PILOTOS RESERVAS: Paulo Silva (POR) e Aritra Majumdar (IND)
Lanterna do último campeonato, a Force India teve três pilotos durante o ano. Mateus Pereira foi demitido e deu lugar a Guilherme de Almeida, que estava na Fórmula 2 correndo pela Picadeiro Motorsport. Com o bom desempenho, foi efetivado para a nova temporada, onde terá Jean Ricardo, ex-Haas, como seu companheiro. Guilherme já correu na F1, quando defendeu a Toro Rosso durante um ano.
Guilherme de Almeida vai para a sua segunda temporada completa na F1 |
CALENDÁRIO OFICIAL
Enquanto a pré-temporada segue a todo vapor na Itália (Mugello e depois Ímola), o campeonato inicia-se de forma oficial no dia 23 de março de 2018, com o GP da Austrália, em Melbourne.
- GP da Austrália (Melbourne)
- GP do Japão (Suzuka)
- GP da África do Sul (Kyalami)
- GP do Bahrein (Sakhir)
- GP da Espanha (Barcelona)
- GP de Mônaco (Monte Carlo)
- GP do Canadá (Montreal)
- GP da França (Paul Ricard)
- GP da Holanda (Assen)
- GP da Inglaterra (Silverstone)
- GP da Alemanha (Nürburgring)
- GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
- GP da Itália (Monza)
- GP do México (Cidade do México)
- GP do Brasil (Rio de Janeiro)
- GP da China (Shanghai)
Comentários
Postar um comentário