GUIA DA TEMPORADA - Fórmula 1 2018 (Gp4)

Depois de uma temporada alucinante na disputa pelo título, a Fórmula 1 já se prepara para voltar. A nova temporada contará com o retorno da Jordan ao grid após 15 anos de ausência, assim como o retorno da Sauber, substituindo a Alfa Romeo. Entre os pilotos, Aline Benega (Mercedes) duelou com Débora Longen (Ferrari) até o final, conquistando o seu primeiro título mundial com uma corrida de antecedência, após a vitória no GP do Brasil, em Interlagos. Entre os construtores, a Ferrari levou a melhor e ficou com o caneco.

A imagem pode conter: texto
Aline Benega venceu 4 corridas na temporada e levou o título pra casa

Abaixo, temos o guia completo da próxima temporada!

FERRARI

SEDE: Maranello, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: SF70
CHEFE DE EQUIPE: Maurizio Arrivabene
PILOTOS: Débora Longen #17 e Will Rauber #83
PILOTO RESERVA: Enzo Portella

Campeã entre os construtores, a Ferrari quase levou também o título de pilotos. Com 5 vitórias no campeonato, Débora Longen se esforçou em Interlagos, mas não conseguiu levar a decisão para Abu Dhabi, vendo Aline Benega conquistar o título. Após o ótimo desempenho na temporada passada, ela chega como a principal adversária da atual campeã. Terceiro colocado e com 2 vitórias conquistadas na temporada, Will Rauber permanece na Scuderia.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Débora Longen e seu icônico capacete em homenagem a James Hunt
MERCEDES:

SEDE: Brackley, na Inglaterra e Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1954
CARRO: W07
CHEFE DE EQUIPE: Toto Wolff
PILOTOS: Aline Benega #77 e Douglas Dias #4
PILOTO RESERVA: Leonardo Barreto

Vice-campeã de construtores, a Mercedes viu Aline Benega conquistar o título mundial de pilotos. Com ofertas de outras equipes, o time alemão não pensou duas vezes e renovou por mais três anos com sua grande joia. Com quatro pole positions conquistadas, Douglas Dias permanece na equipe por mais uma temporada.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Aline Benega é favorita para conquistar o seu bicampeonato
RED BULL

SEDE: Milton Keynes, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 2004
MOTOR: Ferrari
CARRO: RB13
CHEFE DE EQUIPE: Christian Horner
PILOTOS: Karina Lima #33 e Jean Ricardo #10
PILOTO RESERVA: Eliana Pereira

A Red Bull teve um começo não tão bom no campeonato, mas reagiu na metade final. Karina Lima obteve dois pódios e ainda conquistou a primeira vitória de sua carreira no GP da Itália, em Monza, diante dos tifosi da Ferrari. Enquanto Jean Ricardo flertou com o WEC, teve atuações constantes e ainda conseguiu uma vitória no GP da Turquia, em Istambul. Ele acabou renovando, e o time austríaco promoveu Eliana Pereira, da Fórmula 2, para o posto de reserva. Ao vencer em Monza, Kari foi muito elogiada por Christian Horner e Helmut Marko, chegando até a ser comparada com Max Verstappen pelo estilo arrojado. Ela, inclusive, corre com uma réplica do capacete do piloto holandês e tem a carreira agenciada por Jos Verstappen, pai de Max e ex-piloto de F1.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Karina obteve apenas uma vitória na temporada, mas é tratada como joia pela Red Bull
MCLAREN

SEDE: Woking, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1966
MOTOR: Honda
CARRO: MCL-32
CHEFE DE EQUIPE: Zak Brown
PILOTOS: Carlos Frederico #14 e Lucas Costa #22
PILOTO RESERVA: Bruna Valentim

A McLaren voltou a apostar na Honda como fornecedora de motores, mesmo após os péssimos resultados nos últimos anos. E o voto de confiança deu resultado, com a equipe terminando o campeonato na terceira colocação geral, e com uma vitória, conquistada por Carlos Frederico no GP do Azerbaijão. O piloto, inclusive, renovou por mais um ano. Já Lucas Costa também se destacou, conseguindo uma pole position e alguns pódios, tendo o contrato ampliado por quatro anos. Visando o futuro, o time de Woking anunciou a contratação de Tassiana Chagas, que disputou a última temporada pela Alfa Romeo (inclusive conquistando uma pole position no GP da Rússia). Nesse ano, a niteroiense vai correr pela Sauber.

A imagem pode conter: texto
Fã declarado de Ayrton Senna, Lucas Costa homenageia o tricampeão em seu capacete
WILLIAMS

SEDE: Grove, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1978
MOTOR: Mercedes
CARRO: FW40
CHEFE DE EQUIPE: Frank Williams
PILOTOS: Roberto Sabbag #12 e Bruno Fantozzi #8
PILOTO RESERVA: Yuri Machado

Depois de anos deixando a desejar, a Williams parece ter ressurgido das cinzas. Na última temporada, um quarto lugar no Mundial de Construtores e constantes pódios de Bruno Fantozzi e Roberto Sabbag. Satisfeita com os resultados, Claire Williams renovou o contrato da dupla por mais dois anos. Além disso, o time de Grove ainda contratou Yuri Machado, ex-Haas, como piloto reserva.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Bruno Fantozzi segue sendo piloto da Williams
FORCE INDIA

SEDE: Silverstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 2008
MOTOR: Porsche
CARRO: VJM12
CHEFE DE EQUIPE: Gerhard Berger
PILOTOS: Cássio Maffessoni #71 e João Vítor Matos #15
PILOTO RESERVA: Sebastian Nell (ALE)

A Force India teve seu momento de glória na última temporada, quando Vanessa Vieira conquistou a primeira vitória da história do time indiano. Com a prisão de Vijay Mallya, o ex-piloto austríaco Gerhard Berger assumiu o comando da equipe. Vanessa foi para a Jordan, enquanto Leonardo Barreto foi contratado pela Mercedes, sendo reserva no time alemão. A nova dupla será formada por Cássio Maffessoni (ex-Alfa Romeo) e João Vítor Matos, dispensado da Toro Rosso. Na próxima temporada, a Force India terá os motores da Porsche.

Negociada com a Jordan, Vanessa Vieira chegou a acelerar o VJM12, que será usado na próxima temporada

LOTUS

SEDE: Hethel, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1958
MOTOR: Renault
CARRO: 94T
CHEFE DE EQUIPE: Monisha Kaltenborn
PILOTOS: Roberta Correa #94 e Rodrigo Carvalho #7
PILOTO RESERVA: Greg O' Brien (AUS)

Depois de um campeonato abaixo das expectativas, a Lotus projeta melhorar na temporada que está por vir. Manteve os motores Renault e a dupla de pilotos, formada por Roberta Correa e Rodrigo Carvalho. Ela, inclusive, venceu o GP de Abu Dhabi, a sua primeira vitória na Fórmula 1 e a primeira da Lotus desde 2013. O reserva da equipe é o australiano Greg O' Brien.

A imagem pode conter: sapatos
Roberta Correa fica por mais dois anos na Lotus

RENAULT

SEDE: Enstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1977
CARRO:  R.S.17
CHEFE DE EQUIPE: Cyril Abiteboul
PILOTOS: Gabriel Jarecki #13 e Jefferson Machado #27
PILOTO RESERVA: Dan Chandller

Na metade final da temporada, a Renault deu um grande salto de qualidade. Gabriel Jarecki acumulou alguns pódios, assim como Jefferson Machado. Em Abu Dhabi, ele foi pole. Ambos receberam elogios de Alain Prost, além de terem o contrato renovado por mais dois anos. Como reserva, o time francês terá Dan Chandller, que estava na Fórmula 2.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Gabriel Jarecki fica na Renault por mais dois anos

TORO ROSSO

SEDE: Faenza, na Itália
ESTREIA NA F1: 2006
MOTOR: Honda
CARRO: STR12
CHEFE DE EQUIPE: Franz Tost 
PILOTOS: Richard Rafi #41 e Elisa Coutinho #9
PILOTO RESERVA: Marcus De Bruyker (BEL)

Depois de uma temporada sofrível, a Toro Rosso espera dar um salto de qualidade na próxima temporada. Lanterna no Mundial de Construtores, a equipe continuará com os motores da Honda, mas mudou a dupla de pilotos: com a saída de João Vítor Matos (que foi para a Force India), Richard Rafi será o seu substituto. Ele, inclusive, disputou os GP's do Brasil e de Abu Dhabi na última temporada, além de ter sido vice-campeão do WEC. Elisa Coutinho permanece no time, visto que a Red Bull renovou com Jean Ricardo, adiando a promoção dela para a equipe principal.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Elisa Coutinho vai passar mais um ano na Toro Rosso

Jordan e Sauber ainda não mostraram os seus novos carros, mas já anunciaram o fornecimento de motores e a dupla de pilotos para a próxima temporada.

JORDAN
Motor: Renault
Pilotos: Guto Reis #19 e Vanessa Vieira #11
Piloto Reserva: Valdir Belarmino

Em um acordo com a Haas, que se retirou do grid por duas temporadas, a Jordan anunciou a contratação de Guto Reis, que venceu o GP do Bahrein na última temporada e terminou o campeonato na sexta colocação. Ele é o piloto mais bem pago do grid, e terá a companhia de Vanessa Vieira, ex-Force India. O piloto reserva será Valdir Belarmino, vice-campeão da DTM.

SAUBER
Motor: Ferrari
Pilotos: Tassiana Chagas #88 e Guilherme de Almeida #28
Piloto Reserva: Stefan van Renselaar (HOL)

No lugar da Alfa Romeo, a Sauber retorna ao grid. A dupla de pilotos será formada por Tassiana Chagas, recém-contratada pela McLaren, além de Guilherme de Almeida, que é reserva da Ferrari, que fornece os motores para o time suíço. Ele foi campeão da F3 Europeia e da Fórmula 2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

FÓRMULA 2 - Ufa, que corrida!

MONTREAL - Redenção da Williams