MELBOURNE - Pole inesperada

Rodrigo Carvalho surpreende, desbanca favoritos e conquista a pole na Austrália
Piloto da Lotus supera Mercedes, Red Bull e Ferrari para conquistar a primeira pole de sua carreira

Ninguém esperava por esse desfecho no treino que definiu o grid para o Grande Prêmio da Austrália, no circuito Albert Park, em Melbourne. Para todo mundo, a pole não sairia de Mercedes, Ferrari ou Red Bull. Até então, era Débora Longen, da Scuderia, quem estava com a primeira posição, até que Rodrigo Carvalho surpreendeu, voou baixo e cravou a primeira pole position de sua carreira. Na Lotus desde a última temporada, o piloto surpreendeu não só os fãs, mas também a própria equipe, que esperava, no máximo, alcançar o Q2.

Rodrigo Carvalho desbancou os favoritos e levou a Lotus ao primeiro lugar do grid

Q1 - MERCEDES E FERRARI FORA

Talvez as maiores surpresas da classificação, além da pole inusitada de Rodrigo, tenham sido as eliminações de Douglas Dias (Mercedes) e Will Rauber (Ferrari) ainda na primeira parte do treino. Ambos tiveram problemas diferentes: Douglas sofreu com defeitos na asa dianteira, enquanto o piloto do time de Maranello viu o motor apagar pouco depois de completar a sua volta. Estreante na Fórmula 1, Eliana Pereira (Lotus) se esforçou, mas não conseguiu avançar.

Com pneus supermacios, Will Rauber ficou fora ainda no Q1
ELIMINADOS NO Q1: Eliana Pereira (Lotus), Jefferson Machado (Renault), Will Rauber (Ferrari), Roberto Sabbag (Williams), Douglas Dias (Mercedes) e Vanessa Vieira (Jordan).

Vanessa Vieira larga da última colocação na Austrália

Q2 - SURPRESAS BOAS

A segunda parte do treino teve algumas surpresas, como os dois carros da Sauber brigando para alcançar o Q3. A equipe suíça corre com os mesmos motores utilizados por Ferrari e Red Bull, mas Tassiana Chagas conseguiu apenas a 13ª melhor marca, enquanto Guilherme de Almeida, o 16º tempo. Surpresa também foi Richard Rafi (Toro Rosso), que superou os problemas que teve no Q1 para avançar ao Q3. Jean Ricardo (Red Bull) quase foi eliminado na primeira parte do treino, mas conseguiu seguir adiante na bacia das almas. Já no Q2, a história foi diferente, e ele acabou ficando fora. Guto Reis, da Jordan, se esforçou, mas larga apenas do 14º lugar. Ele lamentou o desempenho e culpou os pneus por não ter ido ao Q3.

Richard Rafi larga em 9° na Austrália
ELIMINADOS NO Q2: João Vítor Matos (Force India), Jean Ricardo (Red Bull), Tassiana Chagas (Sauber), Guto Reis (Jordan), Elisa Coutinho (Toro Rosso) e Guilherme de Almeida (Sauber).

Lucas Costa teve grande atuação com a McLaren e larga da terceira fila

Q3 - SURPRESA EM PRETO E DOURADO

Na disputa da super pole, algumas surpresas como Gabriel Jarecki (Renault), Bruno Fantozzi (Williams), Bárbara Maffessoni (Force India) e Rodrigo Carvalho, da Lotus. Quando o bicho pegou, parecia que a Ferrari teria a primeira pole position da temporada com Débora Longen, que ia vencendo um duelo ferrenho contra Karina Lima (Red Bull). A atual vice-campeã do mundo estava na frente de Kari por apenas 4 milésimos. A campeã Aline Benega (Mercedes) se esforçou, mas não era dia das Flechas de Prata. Pelo contrário, o dia ia terminar em festa para o lado preto e dourado do grid. Rodrigo Carvalho, em uma volta voadora, cravou 1'32"571, desbancou os favoritos e levou a primeira pole position de sua carreira, e a primeira da Lotus depois de mais de 30 anos. Destaque também para Carlos Frederico (McLaren), que larga em décimo.

Bárbara Maffessoni se destacou no treino e larga na quarta posição
Na entrevista pós-treino, Rodrigo comemorou bastante a conquista e dedicou a pole position para a Turma do Picadeiro e aos mecânicos e engenheiros da Lotus.

- Fazia mais de 30 anos que a Lotus não largava da pole. Tem um gosto especial, apesar de que ninguém na equipe imaginava chegar tão longe nesse treino. Agradeço a todos do time, porque isso não seria possível sem o árduo trabalho de quem faz parte da Lotus, e também dedico essa conquista para a Turma do Picadeiro. Chupa Guto! - disse ele, ironizando o piloto da Jordan.

Gabriel Jarecki levou a Renault ao Q3 e agradeceu elogios de Prost
Sétimo no grid, Gabriel Jarecki foi uma das surpresas do Q3. Entusiasmado, o piloto da Renault agradeceu a confiança da equipe e também do tetracampeão Alain Prost, que hoje trabalha na equipe francesa. Jefferson Machado saiu ainda no Q1, mas foi lembrado pelo companheiro.

- Não é a toa que o apelido dele é professor. Aprendo muito com ele. A equipe está de parabéns, ótimo desempenho nesse início. O Jefferson também é um ótimo piloto, mas infelizmente teve problemas hidráulicos na primeira parte do treino. Agora é pensar na corrida, e vamos buscar trazer pontos importantes - disse o piloto da Renault.

Atual campeã mundial, Aline Benega larga da sexta posição, na terceira fila

GRID DE LARGADA - GP da Austrália

  1. Rodrigo Carvalho (Lotus/Renault) - 1'32"571
  2. Débora Longen (Ferrari) - 1'32"640
  3. Karina Lima (Red Bull/Ferrari) - 1'32"644
  4. Bárbara Maffessoni (Force India/Porsche) - 1'32"666
  5. Lucas Costa (McLaren/Honda) - 1'32"716
  6. Aline Benega (Mercedes) - 1'32"750
  7. Gabriel Jarecki (Renault) - 1'32"806
  8. Bruno Fantozzi (Williams/Mercedes) - 1'32"831
  9. Richard Rafi (Toro Rosso/Honda) - 1'32"832
  10. Carlos Frederico (McLaren/Honda) - 1'32"837
  11. João Vítor Matos (Force India/Porsche) - 1'32"853
  12. Jean Ricardo (Red Bull/Ferrari) - 1'32"883
  13. Tassiana Chagas (Sauber/Ferrari) - 1'32"894
  14. Guto Reis (Jordan/Renault) - 1'32"906
  15. Elisa Coutinho (Toro Rosso/Honda) - 1'32"911
  16. Guilherme de Almeida (Sauber/Ferrari) - 1'32"985
  17. Eliana Pereira (Lotus/Renault) - 1'32"994
  18. Jefferson Machado (Renault) - 1'33"030
  19. Will Rauber (Ferrari) - 1'33"035
  20. Roberto Sabbag (Williams/Mercedes) - 1'33"108
  21. Douglas Dias (Mercedes) - 1'33"118
  22. Vanessa Vieira (Jordan/Renault) - 1'33"199

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

FÓRMULA 2 - Ufa, que corrida!

MONTREAL - Redenção da Williams