Gp4 - Guia da Temporada

F1: Temporada com várias mudanças promete grandes duelos
Volta de equipes como Alfa Romeo e Porsche ao grid promete muitas emoções no campeonato. Ferrari defende título de construtores

O campeonato mundial de Fórmula 1 promete nesta temporada: foram feitas poucas mudanças no grid. As mais notáveis foram a saída de equipes como a Haas e a Force India, dando lugar para as tradicionais Alfa Romeo e Porsche. Os alemães retornam à categoria com uma equipe própria após quase 60 anos de ausência, substituindo o time de Vijay Mallya. Desta vez, o time de Stuttgart quer fazer bonito. Além disso, dois ex-pilotos de Fórmula Indy farão a sua estreia na F1. Valdyr Belarmino pela Renault, e Bryan Assis pela Alfa Romeo, apadrinhado por ninguém menos do que o pentacampeão Lewis Hamilton. A temporada promete fortes emoções!

Em sua terceira temporada na Ferrari, Bruno Fantozzi busca o primeiro título mundial
FERRARI

SEDE: Maranello, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: SF90
CHEFE DE EQUIPE: Matia Binotto
PILOTOS: Débora Longen #17 e Bruno Fantozzi #8

PILOTOS RESERVAS: Tamyres Correa (BRA), Luis de los Rios (ESP) e Jean-Marie Asselin (FRA)

Atual campeã entre os construtores e os pilotos, a Ferrari quer manter a boa fase nesta temporada. Para isso, manteve a atual campeã Débora Longen ao lado de Bruno Fantozzi. O piloto, inclusive, quer a sua primeira taça de campeão do mundo. Com o macacão vermelho, o ex-piloto da Williams já conquistou quatro vitórias. O time de Maranello quer se manter no topo!

Débora Longen é a atual campeã mundial

MERCEDES

SEDE: Brackley, na Inglaterra e Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1954
CARRO: W10
CHEFE DE EQUIPE: Toto Wolff
PILOTOS: Aline Benega #77 e Leonardo Barreto #16

PILOTOS RESERVAS: Enzo Portella (BRA), Daniel Thomas (AUS) e Alexander Stein (ALE)

A Mercedes obteve apenas três vitórias na última temporada, sendo 2 com Aline Benega. Campeã mundial, ela sonha em buscar o seu segundo título pelo time prateado. Ao seu lado, ela seguirá tendo Leonardo Barreto como companheiro. E ele, que já foi titular da Force India, busca um título inédito.

Leonardo Barreto quer mais vitórias e título pela Mercedes

MCLAREN

SEDE: Woking, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1966
CARRO: MCL-34
MOTOR: Honda
CHEFE DE EQUIPE: Ron Dennis
PILOTOS: Lucas Costa #22 e Richard Rafi #41

PILOTOS RESERVAS: Tassiana Chagas (BRA), William Bithrey (NZL) e Jake Elleker (ING)

No último campeonato, a McLaren terminou na terceira colocação do Mundial de Construtores e teve Lucas Costa vice-campeão entre os pilotos. Ainda em busca do bicampeonato, o piloto terá um novo companheiro em Woking: Richard Rafi, ex-Red Bull. Com apenas uma vitória pelo time austríaco em duas temporadas, ele voltará a trabalhar com os japoneses da Honda, já que foi piloto da Toro Rosso em sua primeira temporada na categoria.

Richard Rafi trocou a Red Bull pela McLaren e volta a trabalhar com a Honda

RED BULL

SEDE: Milton Keynes, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 2005
CARRO: RB15
MOTOR: Ferrari
CHEFE DE EQUIPE: Christian Horner
PILOTOS: Karina Lima #33 e Gabriel Jarecki #13

PILOTOS RESERVAS: José Pedro (BRA), Greg O' Brien (AUS) e Gianluigi Silvestre (ITA)

Com uma temporada pífia, a Red Bull resolveu buscar uma velha conhecida para reerguer a equipe. Após disputar a última temporada pela Renault, Karina Lima aceitou o convite para retornar ao time austríaco e substituir seu ex-companheiro Richard Rafi, que foi para a McLaren. Campeã mundial pela equipe, Kari terá a companhia de Gabriel Jarecki, que esteve ao lado de Richard na última temporada.

Karina Lima está de volta à Red Bull e busca o bicampeonato mundial

WILLIAMS

SEDE: Grove, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1978
CARRO: FW43
MOTOR: BMW
CHEFE DE EQUIPE: Claire Williams
PILOTOS: Guto Reis #19 e Jefferson Machado #27

PILOTOS RESERVAS: João Vítor Dieter (BRA), Stuart Ingers (ING) e Emanuel Domenech (ARG)

Sem vitórias na última temporada, a Williams quer dar a volta por cima e retornar ao seu lugar de direito. Para isso, manteve Guto Reis e contratou Jefferson Machado, ex-Renault, em negociação que levou Rodrigo Carvalho para o time francês. Os motores seguem sendo os da BMW.

Jefferson Machado trocou a Renault pela Williams, enquanto Rodrigo Carvalho fez o caminho inverso

PORSCHE

SEDE: Stuttgart, na Alemanha e Silverstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1961
CARRO: P.S.807
CHEFE DE EQUIPE: Mario Theissen
PILOTOS: Bárbara Maffessoni #71 e Willian Rodrigues #39

PILOTOS RESERVAS: Sebastian Nell (ALE), Dan Paddock (ING) e Markus Aspenström (SUE)

De volta à F1 com uma equipe própria depois de quase 60 anos, a Porsche ocupa o lugar que era da Force India. Durante quase três temporadas, os alemães forneceram motores ao time indiano. A dupla do time de Stuttgart egue sendo a mesma: Bárbara Maffessoni e Willian Rodrigues. O chefe da equipe passa a ser Mario Theissen, que já foi o principal homem da BMW na Fórmula 1 até 2009.

Bárbara Maffessoni quer título pela Porsche

RENAULT

SEDE: Enstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1977
CARRO: R.S.19
CHEFE DE EQUIPE: Cyril Abiteboul
PILOTOS: Rodrigo Carvalho #7 e Valdyr Belarmino #20

PILOTOS RESERVAS: Fabien Pierre (FRA), Lucas Melgaço (BRA) e Michael Pedersen (DIN)

Vice-campeã no último Mundial de Construtores, a Renault não conseguiu manter a mesma dupla de pilotos para esse ano: Jefferson Machado foi para a Williams, e Karina Lima acertou o seu retorno à Red Bull. Com isso, o time francês buscou Rodrigo Carvalho no time de Grove, e fechou a contratação de Valdyr Belarmino, que estava na Fórmula Indy e disputará a F1 pela primeira vez.

Valdyr Belarmino fará a sua estreia na F1 pela Renault

TORO ROSSO

SEDE: Faenza, na Itália
ESTREIA NA F1: 2006
CARRO: STR15
MOTOR: Honda
CHEFE DE EQUIPE: Franz Tost
PILOTOS: Dan Chandller #29 e Vanessa Vieira #11

PILOTOS RESERVAS: Thiago Saturnino (BRA), Aleksey Spirichev (RUS) e Chris Copeman (EUA)

Com direito a pódio no último GP do Japão, casa da Honda, a Toro Rosso quer vôos mais altos nesta temporada. Pra isso, optou por manter a dupla formada por Dan Chandller (responsável pelo feito em Suzuka) e Vanessa Vieira, ex-Force India e Jordan, e que tem uma vitória pelo time de Vijay Mallya, em sua primeira temporada na Fórmula 1.

Dan Chandller vai para a sua segunda temporada na Toro Rosso

ALFA ROMEO

SEDE: Turim, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CARRO: C38
MOTOR: Ferrari
CHEFE DE EQUIPE: Fréderic Vasseur
PILOTOS: Guilherme de Almeida #28 e Bryan Assis #44

PILOTOS RESERVAS: Nathan McGregor (AUS), Paolo Tafuro (ITA) e Andrzej Pilaskiewicz (POL)

De volta com equipe própria e com motores Ferrari, a Alfa Romeo assume o lugar da Haas como "time B" da Scuderia no grid e mantém Guilherme de Almeida, que pertence ao time de Maranello e subiu ao pódio no GP da Espanha da última temporada. Com a saída de Paulo Batista, a Alfa terá Bryan Assis Silva na equipe. Bicampeão da Indy e vencedor das 500 milhas de Indianápolis, o pupilo de Lewis Hamilton estreará na Fórmula 1.

Bryan Assis estreará na F1 pela Alfa Romeo

LOTUS

SEDE: Hethel, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1958
CARRO: 111T
MOTOR: Renault
CHEFE DE EQUIPE: Monisha Kaltenborn
PILOTOS: Junior Gomes #46 e Eliana Pereira #93

PILOTOS RESERVAS: Aidan Keranen (FIN), Roberta Correa (BRA) e Bobby Neil (ING)

Com apenas uma vitória na última temporada, a Lotus quer muito mais. Para isso, resolveu manter a dupla formada por Junior Gomes e Eliana Pereira. De quebra, conta com o reforço de Roberta Correa como reserva. Ela já foi titular da equipe e conquistou duas vitórias. Volta à F1 após passagem pela Fórmula E.

Junior Gomes vai pra sua terceira temporada como piloto da Lotus

JORDAN

SEDE: Silverstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1991
CARRO: EJ19
MOTOR: Renault
CHEFE DE EQUIPE: Eddie Jordan
PILOTOS: Renato Magalhães #32 e Matheus Alexandre #23

PILOTOS RESERVAS: Katelyn Dunne (IRL), Mathieu Brière (CAN) e Ricardo van Smirren (HOL)

Buscando figurar entre as melhores equipes do grid, a Jordan não mudou: manteve Renato Diniz Magalhães e ainda conseguiu renovar com Matheus Alexandre, emprestado pela McLaren por mais uma temporada. Os motores continuarão sendo fornecidos pela Renault.

Jordan conseguiu renovar o empréstimo de Matheus Alexandre
A pré-temporada da Fórmula 1 será realizada nos circuitos do Algarve, em Portugal e em Mugello, na Itália.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DA TEMPORADA - GP3 Series

FÓRMULA 2 - Ufa, que corrida!

MONTREAL - Redenção da Williams